FERRARI SP-8: UM EXEMPLAR ÚNICO PARA UM CLIENTE DE TAIWAN

A divisão de projetos especiais da Ferrari segue sempre ocupada e acaba de apresentar mais um carro exclusivo. Encomendado por um cliente de Taiwan, o SP-8 é um F8 Spider que teve a capota rígida retrátil cortada e acabou sendo transformado em um verdadeiro roadster. O modelo foi pintado em uma combinação de cores com o tom Argento Micalizzato fosco combinando com seções de fibra de carbono e acabamento em arenito azul brilhante.
Na verdade, o SP-8 conta com diversas peças exclusivas, sendo mais do que apenas um F8 Spider sem teto com pintura em dois tons. Por exemplo, os faróis são completamente novos e contam com máscaras e lentes exclusivas, enquanto as lanternas traseiras seguem as do Roma, mas com lentes personalizadas. A Ferrari destaca ainda que o para-brisa e as ponteiras do sistema de escape são derivados do F296 GTB.
Além disso, as rodas apresentam um estilo mais retro e acabamento cinza fosco em uma versão moderna das rodas do F40. Há também uma grade frontal de alumínio feita a partir de um único molde impresso em 3D com faixas verticais. A marca italiana diz que levou algum tempo aperfeiçoando a carroceria por meio de simulações de dinâmica de fluidos computacional (CFD) para garantir que o carro permanecesse confortável e silencioso mesmo sem teto.
No habitáculo, o seletor de marcha é novo e mais uma vez tem inspiração no passado. Lembra também o esquema usado pelo SF90 Stradale em 2019. Outros destaques são o revestimento em Alcantara Azul Marinho gravado a laser e os tapetes confeccionados em tecido sarja com efeito iridescente (quando a tonalidade é alterada conforme a luz que se projeta sobre ela).
Quanto à parte mecânica, nada muda. O motor central 3.9 V8 segue com 710 cv de potência e 770 Nm de torque, sempre com tração traseira. O Ferrari SP-8 já está exposto na Itália, no autódromo de Mugello, e lá permanecerá até o final do evento Finali Mondiali Ferrari 2023, no dia 30 de outubro. Sua próxima parada será no Museu Ferrari, em Maranello, onde será exposta de 16 de novembro a março de 2024.