FERRARI VISION GRAN TURISMO CONCEPT: EQUIPADO COM UM V6 BITURBO COM MAIS DE 1.000 CV

São muitos os fabricantes de automóveis que aproveitaram a onda do Gran Turismo para lançar protótipos exclusivos para o videojogo, mas a Ferrari era uma das marcas que ainda estava pendente com um desses concept cars virtuais.
A casa de Maranello acaba de revelar seu primeiro protótipo Vision Gran Turismo para o famoso jogo da Polyphony Digital, que exibe um design com certo ar retro e inspirado em seus carros de competição das décadas de 1960 e 1970, concretamente os F330 P3 e F512 S.
Este monolugar de cabine fechada celebra também o 75º aniversário do primeiro carro de corridas da Ferrari, o F125 S nascido em 1947, mediante grafismos ‘75’ em diversos lugares.
Nem todo o design tem um toque retro, já que a traseira toma inspiração do recém-revelado Ferrari F499P, o hiperesportivo de Maranello para a nova categoria de Le Mans, do qual adota o aerofólio posterior e o agressivo difusor, por exemplo.
O coração deste Vision Gran Turismo é o mesmo motor 3.0 litros V6 biturbo que equipa o F296 GTB e o próprio F499P, embora neste caso, uma vez que não precisa cumprir nenhuma norma, a Ferrari o espremeu até os 1.030 cv a 9.000 rpm, conseguindo também um torque máximo de 900 Nm a 5.500 rpm.
Além disso, o motor V6 está associado a três propulsores elétricos, um montado no eixo traseiro e os outros dois no dianteiro (um por roda), que aportam outros 326 cv de potência, permitindo que se chegue até 1.100 Nm de torque às rodas posteriores. A transmissão é automática de dupla embreagem e 8 velocidades.
Apesar do complexo sistema híbrido deste protótipo Vision Gran Turismo, o carro pesa apenas 1.250 quilos vazio, de modo que em teoria é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e pode alcançar os 200 km/h em menos de 5. Além disso, se estima uma velocidade máxima de 350 km/h d um hipotético tempo de volta em Fiorano de 1 minuto e 10 segundos (o recorde da pista é de Michael Schumacher, com o Ferrari F2004 e um tempo de 0:55.999).
Revelado durante as Gran Turismo World Finals de Montecarlo, este novo Vision Gran Turismo estreará no videojogo no próximo dia 23 de dezembro, mas a Ferrari também irá construir uma maquete em escala real que estará exposta no Museu de Maranello até março de 2023.