FIAT 500 ELÉTRICO TERÁ UMA VERSÃO DE VEÍCULO COMERCIAL

A linha 500 da FIAT dará em breve as boas-vindas a um novo integrante. A maca italiana está decidida a seguir impulsionando as vendas do seu pequeno e icônico carro elétrico. Para isso, uma das estratégias que o fabricante está seguindo é o aumento das versões que formam a oferta, para com isso ampliar o leque de clientes potenciais que possam adquirir este modelo.
O FIAT 500 elétrico se transformará em um veículo comercial. O mercado dos veículos comerciais elétricos de tamanho subcompacto está em plena ebulição. A entrada em cena do Dacia Spring animou as coisas de maneira relevante, e a FIAT quer fazer a mesma coisa oferecendo aos profissionais o seu bem-sucedido carro urbano como solução de mobilidade elétrica.
Comparado com o novo FIAT 500 elétrico que pode ser encontrado nos concessionários, a versão comercial, também denominada Van em diversos mercados, apresentará características específicas. Não terá os lugares traseiros e será instalado um divisor para separar o habitáculo dianteiro da zona de carga que será criada na parte posterior do veículo. Ou seja, será um automóvel de dois lugares.
Este novo modelo foi confirmado há aproximadamente um mês, quando aconteceu um evento para os fornecedores da Stellantis. É um dos lançamentos que estão agendados para este ano de 2021. Embora seja um produto de nicho, a FIAT espera que este modelo comercial anime as vendas do 500 elétrico. Um porta-voz da própria empresa italiana destacou que não estão previstos grandes volumes de vendas.
Durante o lançamento do 500 elétrico, o próprio Olivier François, CEO da FIAT, comentou que esperavam entregar cerca de 15.000 unidades até o final do último ano de 2020. A meta de vendas anual com a qual foi introduzido este novo modelo é de 80.000 unidades. Trata-se de uma cifra realmente ambiciosa. Desde que foi iniciada a produção em série, foram fabricados 32.000 exemplares do novo 500. Nos últimos meses a atividade nas linhas de produção do novo 500 descendeu.
Os veículos comerciais estão destinados a ser protagonistas no processo de transição para a mobilidade elétrica que estão vivendo as grandes cidades na Europa. Marcas como Renault, Opel, Peugeot e Citroën, estão eletrificando sua linha de furgonetas a um ritmo acelerado. Mas, além dessa transformação, determinados carros elétricos que são muito populares no mercado de turismos, estão fazendo o mesmo, convertendo-se em pequenos veículos comerciais.
Esta versão será a quarta que passa a fazer parte da linha do novo 500 elétrico. Aos tradicionais modelos Coupe e Cabrio, se somou recentemente o novo FIAT 500 3+1. Cada um deles está destinado a um público muito concreto, o que é crucial para aumentar as vendas em uma categoria como o segmento A, que aglutina anualmente um volume de emplacamentos específico.