FIAT 500X CABRIO: VEM AÍ UM RIVAL PARA O VOLKSWAGEN T-ROC CABRIOLET

Está tudo pronto para que a Stellantis, o quarto maior fabricante global de veículos resultante da fusão da FCA - Fiat Chrysler Automobiles com o Groupe PSA, comece a funcionar. No entanto, continuam a surgir informações sobre a rota mais imediata que seguirão as diferentes marcas da FCA que operam na Europa. Uma das marcas que merece atenção é nem mais nem menos que a Fiat.
A FCA realizará uma ofensiva SUV no curto prazo. E a Fiat faz parte destes planos de produto e o protagonista não será outro que o Fiat 500X. Recentemente já partilhamos informes que deixavam claro que o 500X finalmente apostará na eletrificação neste novo ano de 2021. Essa aposta passará pela tecnologia híbrida leve (MHEV) em lugar da híbrida plug-in (PHEV) como se esperava em um primeiro momento.
Tomando como ponto de partida o 500X que pode ser encontrado atualmente nos concessionários da marca italiana, será desenvolvida uma versão de carroceria conversível. Isso mesmo, o Fiat 500X Cabrio será uma realidade. Esta versão foi anunciada aos fornecedores da FCA no final do último mês de dezembro de 2020. O encarregado de fazer o anúncio foi o próprio Pietro Gorlier, Diretor Europeu da FCA.
Portanto, o 500X conversível chegará ao mercado europeu. O novo 500X Cabrio está destinado a ser uma alternativa mais acessível ao Volkswagen T-Roc Cabriolet. É que o modelo da Volkswagen é o único SUV conversível generalista que pode ser encontrado nos concessionários europeus.
Embora não seja uma fórmula nova, a verdade é que poucos fabricantes decidiram combinar os termos SUV e conversível. No passado, modelos como o Nissan Murano CrossCabriolet não obtiveram o desempenho comercial desejado. No entanto, isso não significou nenhum impedimento para que a Fiat tente a sorte nesse terreno tão pouco competido.
Para enfrentar esse projeto a Fiat quer evitar que os gastos disparem. Para isso será tomado como base o 500X atual e será instalado um teto de lona corrediço ao mais puro estilo do usado pelo Fiat 500C. Os painéis laterais da carroceria e as portas não serão afetados. Agora, o vigia traseiro mudará, já que perderá seu vidro.
A produção em série do 500X Cabrio será realizada nas instalações da FCA em Melfi (Itália). Nessa fábrica já é produzido o 500X convencional assim como outros modelos, como o Jeep Renegade.