FIAT 500X RENOVADO TERÁ UMA VERSÃO ESPORTIVA, MAS NÃO COM O EMBLEMA DA ABARTH

Desde que o Fiat 500X chegou ao mercado, foram muitas as especulações sobre a possível chegada de uma versão vitaminada do crossover compacto da marca italiana desenvolvida pela Abarth e inclusive essa versão havia recebido luz verde para produção em 2015. No entanto, há poucos dias a Fiat Chrysler Automobiles introduziu ao mercado a atualização de meio ciclo de vida do todo-terreno italiano, mas ainda não há sinais de uma possível versão assinada pela Abarth.
Mas de acordo com uma entrevista recentemente concedida pelo gerente de produto dos Fiat 500X e Jeep Cherokee, Nicolino Paolo, embora considerasse que uma versão Abarth do Fiat 500X fosse uma excelente ideia, ela não conseguiria materializar-se em um modelo de produção, pelo menos em um futuro imediato. Paolo assegura que seria difícil enfrentar os elevados custos de desenvolvimento de uma versão de alto desempenho do 500X considerando os potenciais clientes que teria o modelo.
Apesar disso, sabemos que um protótipo do Abarth 500X foi desenvolvido e testado com três diferentes configurações mecânicas. Uma delas estava equipada com o conhecido motor turbo alimentado 1.4 T-Jet em duas diferentes versões, derivadas dos propulsores utilizados nos Abarth 595 e 695. Mas houve uma proposta ainda mais potente, já que os engenheiros usaram o motor de 1.75 litros TBi utilizado pelo Alfa Romeo 4C, um propulsor que produz 237 cv de potência e um torque máximo de 350 Nm, assim como indicavam os rumores surgidos há três anos.
Mas embora o protótipo já tivesse rodado em estradas abertas, no final o projeto nunca conseguiu recebe a luz verde e as possibilidades de surgir um Abarth 500X são agora quase nulas, mas Paolo afirmou na entrevista que a Fiat Chrysler Automobiles está considerando uma versão esportiva do crossover que já está sendo desenvolvida e que será revelada em pouco tempo. Por enquanto Paolo não deu nenhuma dica sobre qual será a configuração mecânica que terá essa versão dinâmica do 500X, que de acordo com o italiano, será similar ao anterior Fiat 500X S-Design.