FIAT ENCERRA AS ATIVIDADES NA ÍNDIA

A Fiat Chrysler Automobiles decidiu abandonar o mercado indiano com seus veículos da marca Fiat, para concentrar seus esforços na Jeep que está atravessando um bom momento graças às boas vendas, principalmente do todo-terreno Compass.
O plano industrial 2018-2022 do grupo ítalo-americano apresentado recentemente, deixou bem claro que os mercados mais relevantes para Fiat serão América do Sul e Europa, especialmente a região EMEA. E as coisas na Índia já não estavam indo nada bem para a Fiat nos últimos tempos, uma vez que as vendas da marca italiana não pararam de cair nos últimos anos, com uma queda de 23% em 2016 e de 59% registrada no último ano de 2017. E este ano de 2018 parece que não será melhor, pois as vendas da Fiat na Índia até agora registram uma queda de 76%, com apenas 490 unidades do Fiat Punto e somente 95 do Fiat Linea entregues a novos clientes.
A verdade é que a linha atual da Fiat na Índia não é muito atrativa, já que se baseia apenas no Punto e todos os seus derivados, que inclui uma versão Abarth, além de duas versões de aspecto aventureiro denominadas Urban Cross e Avventura. A linha se completa com o sedan Linea que é oferecido em uma única versão.
A verdade é que assim como ocorre em outros mercados, os clientes indianos se inclinam pelos SUVs e durante vários anos a linha da Fiat nesse mercado girou em torno da velha plataforma do Punto, que atualmente tem pouco para oferecer frente aos seus mais modernos rivais.
Curiosamente, apesar de que está previsto que a Índia será o terceiro mercado mundial em importância até 2020, a Fiat se torna o segundo fabricante a abandonar o país, após a saída da General Motors, que cessou suas atividades na Índia em 2017.