FIAT PALIO SE DESPEDE DO MERCADO DEFINITIVAMENTE APÓS 21 ANOS

Foi no ano de 1996 que a Fiat estreou no Brasil o Fiat Palio, um carro projetado pelo Centro Stile Fiat na Itália que inicialmente foi destinado aos mercados da América do Sul. Foi produzido nas fábricas da Fiat no Brasil e na Argentina, mas agora, após 21 anos, sua produção foi concluída definitivamente.
O Fiat Palio original era oferecido em carrocerias de três e cinco portas, mas teve também outros derivados como o sedan Siena, a perua Weekend e o comercial leve Strada. Embora sua produção inicial estivesse concentrada no Brasil e na Argentina, posteriormente passou a ser fabricado também nas plantas da Fiat na Venezuela, Turquia, Marrocos, Egito, Polônia e África do Sul.
Além dos mercados da América Latina, o Fiat Palio de primeira geração chegou a vários países da Europa como Alemanha, Espanha, França e Itália. Em 2011 chegou sua segunda geração, mas o modelo nunca conseguiu alcançar o sucesso da primeira.
A Fiat Chrysler Automobiles se encontra em pleno processo de renovação da linha Fiat, tanto na América do Sul como na Europa e já são poucos os modelos antigos que ainda conseguem sobreviver. Na Europa o Fiat Punto acaba de dizer adeus e por enquanto não foi anunciado o seu sucessor.
A chegada dos novos Fiat Mobi e Fiat Argo aos mercados da América do Sul, já anunciava o adeus do Palio de primeira geração fabricado no Brasil, que ainda sobrevivia para abastecer as frotas de empresas, além do Fiat Palio de segunda geração que ainda era fabricado na Argentina.
A primeira geração do Palio se manteve em produção até estes dias, embora o modelo tivesse estreado vários facelifts nos anos 2000, 2003, 2007 e 2010, é claro, sempre sobre a mesma carroceria.
Mas após de 21 anos, o Palio já não faz mais parte dos modelos fabricados pela marca italiana, colocando ao mesmo tempo um fim na denominação que foi um dos pilares da marca italiana nos mercados da América Latina ao longo das últimas duas décadas.