FIAT PANDA 4X4 RESTOMOD: 40 ANOS DO PEQUENO ITALIANO

No âmbito do 40º aniversário do lançamento do emblemático FIAT Panda 4x4, em junho de 1983, a Niels van Roij Design acaba de apresentar um restomod que presta homenagem ao que muitos consideram o primeiro urbano de produção com motor transversal do mundo com tração nas quatro rodas.
Em colaboração com a Kaeve Cars, o chamado Panda 4x4 Piccolo Lusso não se diferencia significativamente do carro original, mas quase todos os seus componentes foram reconstruídos ou redesenhados.
O exterior do pequeno FIAT exibe um exclusivo acabamento de pintura Azzurro Blu, que lembra as águas azuis que abraçam as pitorescas costas italianas. No interior, o estofamento de couro mediterrâneo evoca calor e sofisticação.
Chama a atenção o cuidadoso uso de estofamentos de tecido nos encostos dos bancos e no banco traseiro algo que, segundo o estúdio de design, presta homenagem ao icônico perfil quadrado que define este clássico italiano.
Este Panda 4x4 único em sua espécie começou sua vida como um Panda 4x4 Sisley. Apresentado inicialmente como um modelo de edição limitada a 500 unidades, o Sisley acabou convertendo-se em uma versão permanente, que oferecia elementos característicos como inclinômetro, rodas pintadas de branco, rack de teto, lava-faróis, entrada de ar no capô e insígnias Sisley especiais.
O emblema da Sisley, símbolo do espírito aventureiro do Panda, está perfeitamente integrado em diversas zonas do veículo, como nos apoios de cabeça, nos painéis das portas e no volante deste curioso restomod.
A Niels van Roij Design afirma que cada detalhe foi levado muito em conta. Os elementos que tradicionalmente ficavam sem pintura no Panda, como os para-choques, os retrovisores e as maçanetas das portas, foram revestidos de Azzurro Blu para conseguir um aspecto exterior mais harmonioso. A incorporação de intermitentes brancos e laterais transparentes oferece um toque moderno à carroceria de aspecto vintage.
Lembrando que o FIAT Panda original de primeira geração foi um dos carros pequenos mais longevos da Europa. Foi apresentado em 1980 como sucessor do FIAT 126 E do FIAT 133 e também foi vendido com o emblema da SEAT (Marbella). Foi mantido em produção até setembro de 2003.