FIAT PANDA COM ZERO ESTRELAS NO EURONCAP

Os fabricantes conhecem ao pé da letra a fórmula necessária para conseguir ter êxito nos testes de impacto da EuroNCAP, e cada novo modelo conta com tudo o que é necessário para conseguir obter as ansiadas cinco estrelas. Isso explica por que cada novo modelo que chega ao mercado receba a pontuação máxima ou pelo menos quatro estrelas, mas alguns testes recentes em modelos mais veteranos do mercado, deram cifras pouco habituais.
No ano passado o Fiat Punto caiu com zero estrelas, sendo o primeiro modelo a receber a pontuação mínima no EuroNCAP. E agora, na última rodada de testes do ano, outro modelo da Fiat Chrysler Automobiles marcou um zero.
Trata-se do Fiat Panda, um veterano modelo da marca italiana, que havia conseguido obter quatro estrelas em 2011, quando havia passado pela última vez pelos laboratórios da EuroNCAP.
Acontece que a tecnologia avançou muito nesses anos e o Fiat Panda não incorpora os mais recentes avanços em termos de segurança, já que não inclui alguns elementos presentes nos modelos mais recentes, como a frenagem autônoma de emergência e a manutenção de faixa, o que explica a baixa qualificação conseguida.
É claro que isso não significa que o Fiat Panda atual seja mais inseguro que o modelo testado em 2011, mas os protocolos de avaliação evoluíram ao mesmo tempo que a tecnologia e diante dos parâmetros atuais, o urbano da Fiat fica com a pontuação mínima.
O Fiat Panda não recebeu mudanças relevantes em muitos anos, desde que a terceira geração do modelo estreou em 2011, além de alguns leves retoques estéticos e da introdução de algumas novidades mecânicas, mas o passar dos anos começou a ser notado, deixando o Panda um pouco atrasado em relação a rivais mais modernos.