FIAT STANGUELLINI 1200 SPIDER AMÉRICA: MODELO ÚNICO FOI VENDIDO EM LEILÃO NOS ESTADOS UNIDOS
Quando uma marca cria um carro único em um momento do tempo, com o passar dos anos ele acaba tornando-se uma obra de arte. O modelo que aparece nas imagens, talvez seja o modelo mais raro já produzido pela Fiat. O Stanguellini foi um ‘one-off’ que a marca fabricou na Itália, mas em vez de estreá-lo na Europa, o apresentou no Salão de Buenos Aires.
O nome completo desta obra de arte é Fiat Stanguellini 1200 Spider America e foi fabricado no longínquo ano de 1957. Desde o início foi concebido como um veículo único e teve sua estreia para o público no Salão de Buenos Aires, onde seu design deixou todos os visitantes do evento argentino de bocas abertas.
O motivo de tanta surpresa foi porque suas linhas lembravam um disco voador. Nele, os designers da Fiat projetaram como poderiam ser os carros do futuro, imaginados naquela época. Seu designer foi o fantástico Franco Scaglione, criador de obras espetaculares como o Maserati 3500 GT Coupe Bertone e o Apollo GT.
Após a apresentação do modelo, ele ficou de forma definitiva na Argentina. O motivo era que os problemas que havia com as aduanas elevava muito o custo de transporte. Por isso, na época os fabricantes vendiam aos clientes do país os modelos expostos no salão e posteriormente doavam o dinheiro para obras de caridade. Com o Fiat Stanguellini 1200 Spider America não foi diferente e foi vendido pela melhor oferta.
A vida do modelo após sua venda em Buenos Aires transcorreu entre salões de automóveis clássicos e visitas a exposições como o Concurso de Elegância de Pebble Beach. No entanto, surgiu agora a notícia de que seu atual dono decidiu leiloá-lo através do pessoal da RM Acutions Sotheby’s em Amelia Island, na Flórida (EUA). Foi vendido neste último final de semana por 275.000 dólares.