FIAT VIAGGIO E OTTIMO TÊM A PRODUÇÃO ENCERRADA NA CHINA
A FCA investiu grandes volumes de dinheiro para tentar fortalecer suas vendas na China e apostou em dois modelos: o sedan Fiat Viaggio e sua versão de cinco portas o Fiat Ottimo, dois veículos especialmente desenvolvidos para o gigante asiático. Mas parece que os chineses não gostaram das propostas e suas vendas nunca conseguiram decolar.
Os números de vendas de ambos os modelos da Fiat Chrysler Automobiles apresentaram uma diminuição significativa após os primeiros anos de comercialização e Sergio Marchionne decidiu que era o momento propício para tomar a drástica decisão de encerrar sua produção.
Depois do lançamento dos dois modelos em 2014, a Fiat Chrysler Automobiles conseguiu vender 70.000 unidades, que caíram a 30.000 veículos um ano depois. Mas o pior ainda estava por vir, já que em 2016 conseguiram colocar no mercado chinês somente 13.000 unidades dos dois carros.
A Fiat montava os Viaggio e Ottimo na planta de Fei Xiang, na China, graças a um acordo firmado com a GAC em 2012. As instalações contavam com uma capacidade produtiva de 140.000 carros por ano, e nunca conseguiram operar com 100% de sua capacidade. Ambos os modelos eram baseados na plataforma do Dodge Dart, que por sua vez derivava da plataforma utilizada pelo Alfa Romeo Giulietta.
Quando os dois modelos chegaram à China, muitos perguntavam por que não eram vendidos na Europa. Acontece que na ocasião a Fiat Chrysler Automobiles estava quase que ao mesmo tempo lançando o novo Fiat Tipo para o mercado europeu, um modelo que teve muito boa aceitação no velho continente.
Mas o que aconteceu de errado com os Viaggio e Ottimo? É difícil saber, mas provavelmente esteja relacionado com o gosto dos clientes do mercado chinês, que nos últimos anos estão optando pelos SUVs na maioria dos segmentos. É claro que a FCA tem a resposta para atender essa demanda, já que atualmente são produzidos na China os Renegade e Compass.