"FIND NEW ROADS", NOVO POSICIONAMENTO GLOBAL DA MARCA CHEVROLET, CHEGA AO BRASIL
- Objetivo principal é consolidar-se como uma das 10 maiores marcas dentre todas as empresas, de todos os segmentos econômicos, no mundo
A Chevrolet é a marca automotiva de grande porte que cresce mais rápido hoje em todo o mundo e, na medida em que continua a expandir suas operações globais, está alinhando sua engenharia, design e marketing em torno de uma nova plataforma de marca denominada "Find New Roads".
Na fundação desta nova plataforma, criada internacionalmente pela agência de publicidade Commonwealth, está o seu legado de inovação e compromisso com o consumidor, construído durante mais de 100 anos de história. "Find New Roads" será a pedra angular da Chevrolet no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias em mais de 140 países e acompanhará todas as suas peças de comunicação.
“A plataforma "Find New Roads" incorpora o espírito de engenhosidade que está no DNA da Chevrolet desde o nascimento da marca e guiará cada aspecto do nosso negócio daqui para frente", ressalta Samuel Russell, Diretor de Marketing da GM América do Sul. "Nós vendemos veículos Chevrolet em todo o mundo há mais de 100 anos e esta é a primeira vez que alinhamos toda a operação dentro de um única visão global", acrescenta ele.
A Chevrolet está presente no Brasil há mais de 88 anos. No ano passado foram vendidos quase 650 mil veículos Chevrolet no mercado brasileiro, 15% do volume total da marca no mundo.
"Este é o momento certo de lançarmos esta iniciativa no Brasil e na América do Sul. Nos últimos vinte meses renovamos o portifólio da Chevrolet com 10 novos modelos e hoje oferecemos a linha mais moderna do mercado ao consumidor brasileiro”, destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul e GM do Brasil.
Segundo ele, ao se criar um novo carro nos perguntamos se estamos descobrindo um novo caminho em tecnologia, performance e design. Essa filosofia esteve presente em todo o processo de renovação da linha de produtos Chevrolet no Brasil.
Inovação, uma característica permanente da Chevrolet
Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, assinala que “a nova plataforma está calcada no legado de inovação da Chevrolet, que tem sabido construir, em seus mais de 100 anos de existência, soluções de mobilidade a muitas gerações de consumidores, sempre buscando atender a todas as suas necessidades. A plataforma “Find New Roads” chega ao Brasil para coroar a renovação do portifólio Chevrolet, a gama mas ampla e moderna de veículos do mercado brasileiro”.
Para Santiago Chamorro, Diretor de Vendas, Serviços e Marketing da GM do Brasil, o foco é mostrar aos consumidores uma nova Chevrolet, oferecendo veículos equipados com as mais novas tecnologias, com design atraente e uma excelente relação de custo-benefício. "Além disso, a Rede Chevrolet é uma das maiores e melhores do mercado e está preparada para prestar os melhores serviços ao cliente. Temos no Brasil mais de 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica”.
Graças a investimentos superiores a R$ 5,7 bilhões no Brasil no período de 2008 a 2012, em expansão, modernização industrial e renovação da linha de veículos, a Chevrolet oferece hoje um amplo portifólio, começando com o Celta e passando pelo Classic, Onix, Prisma, Agile, Cobalt, Sonic hatchback, Sonic sedã, Cruze sedã, Cruze Sport6, Malibu, Camaro, o MPV (veículo de múltiplo uso) Spin, os SUVs Captiva e Trailblazer, além das picapes Montana e S10 cabine simples e S10 cabine dupla.
História de sucesso no Brasil
Com 101 anos de existência, a Chevrolet completou 100 anos no dia três de novembro de 2011. Fundada em 1911 pelo piloto Louis Chevrolet, começou uma história de sucesso sem precedentes, desenhando em parceria com William Durant, o primeiro veículo da marca, o Chevrolet 490, naquela época com luzes elétricas e partida automática. Após a primeira guerra mundial, em 1926, foi lançado o Pontiac.
No Brasil a marca está presente desde 1925, quando se deu início a montagem de veículos importados. Em 1958, já começam a operar uma fundição e uma fábrica de motores, para o início da produção de veículos Chevrolet no país. E o primeiro Chevrolet montado em solo nacional foi o caminhão modelo M, de meia ou de uma tonelada de capacidade. Quatro anos depois a marca já alcançava 50 mil unidades montadas.
A partir de 1934, surgiram as carrocerias de ônibus e veículos comerciais e os furgões. E, em 1948, a Chevrolet entregou o primeiro ônibus totalmente nacional com carroceria metálica. Um dado interessante – já em 1927 existiam mais de 150 concessionárias Chevrolet no Brasil.
Já no final dos anos 20 dos século e milênio passados, uma grande inovação – o Grande Circo Chevrolet – com uma caravana de luxuosos veículos Chevrolet – muitos negócios fechados graças à inovadora estratégia de propaganda.
Após muitos automóveis famosos, surgia em 1959 o caminhão Chevrolet, com capacidade de carga de 1,5 a 2 toneladas, e também a picape em 1960. Em outubro de 1964 surgia a perua C-1416, posteriormente denominada Veraneio, que fez grande sucesso no mercado brasileiro.
Mas foi em 19 de novembro de 1968 que a Chevrolet lançou seu primeiro veículo de passeio no país, o Opala, de quatro portas, que ficaria no mercado até 1992. Aí a história de sucesso da Chevrolet foi sendo escrita no Brasil – vieram Chevette, Marajó, Monza, Kadett, Ipanema, Omega nacional, Suprema, Vectra, Corsa, Astra, S10 e Blazer.
Um pouco mais de números – em 1961, a Chevrolet chegou a 500 mil veículos produzidos no país – em 1974 chegou a 1 milhão de veículos e, em janeiro de 1980, a 2 milhões de veículos. Atualmente, com um ritmo próximo de 700 mil unidades vendidas no Brasil, a marca caminha para chegar a 15 milhões de unidades.
A marca Chevrolet no Brasil sempre foi marcada por campanhas publicitárias espetaculares – quase sempre embaladas por clássicos como “No silêncio de meu Chevrolet”. Também ficaram famosos anúncios históricos do Opala feitos pelo ex-jogador Rivelino e também pelo maestro Diogo Pacheco. E ainda o idoso rabugento, que falava das “exageradas virtudes” do Corsa, que chegou ao Brasil em 1994.
E a General Motors também investe continuamente em sua marca Chevrolet por meio de constantes melhorias em suas estruturas administrativas e fabris. Hoje a marca conta com o Centro Tecnológico de São Caetano do Sul, um dos cinco centros globais da empresa, onde um time de mais de 2.000 engenheiros e 200 designers são capazes de criar e desenvolver novos veículos desde a prancheta até a linha de montagem. Sem dúvida, o maior, dentre os fabricantes instalados no Brasil.
Fatos Globais da Chevrolet
- Veículos Chevrolet são vendidos em mais de 140 países no mundo
- Em 2012, a Chevrolet vendeu 4.9 milhões de veículos no mundo – ou seja, um veículo a cada 6,39 segundos em algum lugar do mundo
- Desde a sua fundação em 1911, a Chevrolet vendeu mais de 215 milhões de veículos em todo o mundo
- A Chevrolet é responsável por mais de 53% do volume global da GM e 73% do volume da GM nos Estados Unidos
- Os veículos Chevrolet estão nas ruas em 73% do mundo
- A marca é líder de vendas em vários países da América Latina
- A marca lançará 25 novos veículos em todo o mundo em 2013
- A Chevrolet vendeu mais de 1,18 milhão de veículos em todo o mundo no primeiro trimestre de 2013, alcançando seu décimo consecutivo recorde de vendas trimestrais de veículos
- Os principais mercados da Chevrolet no mundo, pela ordem, atualmente, são: Estados Unidos, China e Brasil