FORD MUSTANG ALL-ELECTRIC COBRA JET 1400: RÁPIDO, EFICIENTE E SILENCIOSO

Aqueles que são entusiastas das provas de aceleração já estão muito familiarizados com o Ford Mustang Cobra Jet, ou seja, um modelo concebido para a competição do qual são fabricados apenas meia centena de exemplares por ano. Para este ano 2020, a marca de Dearborn decidiu produzir 68 carros, mas nenhum deles será tão silencioso, eficiente e rápido como o one-off que a empresa acaba de apresentar.
Trata-se do Ford Mustang All-Electric Cobra Jet 1400, uma denominação que antecipa o enorme potencial deste veículo e o mais curioso de tudo se esconde debaixo do capô. É onde ganharia todo o protagonismo o motor V8 sobrealimentado de 5.2 litros, um motor bem vitaminado que produz uma grande quantidade de potência. Mas nesta ocasião tudo é diferente, pois este exemplar único deixou de lado os combustíveis fósseis para contar com a eletricidade e assim ser o mais reservado da pista.
Efetivamente, este protótipo utiliza um motor elétrico que desenvolve nada menos que 1.400 cv de potência, ou seja, o que indica o seu próprio nome. Haverá muitos entusiastas que ficarão decepcionados com esta solução, mas o pessoal da Ford afirma que a unidade que aparece nas imagens é mais rápida que o Cobra Jet atual. Obviamente, ele perde o encanto pelo fato não dispor do característico som do V8, mas compensa com seu elevado desempenho.
Nas palavras do diretor global da Ford Performance Motorsports, Mark Rushbrook: “Este projeto foi um desafio para todos nós na Ford Performance, mas um desafio que nos encantou participar. Vimos o projeto Cobra Jet 1400 como uma oportunidade para começar a desenvolver motores elétricos em alguns carros de corridas com o quais já tínhamos muita experiência, de modo que já tínhamos pontos de referência do desempenho que queríamos igualar e vencer neste momento. Este foi um projeto fantástico para se trabalhar, e esperamos que o primeiro de muitos provenha de nossa equipe na Ford Performance Motorsports”.
Não foram informados detalhes sobre o motor, a bateria ou outros aspectos técnicos, já que se trata apenas de um protótipo único. No entanto, é um Mustang completamente funcional que envia quase 1.500 Nm de torque instantâneo às rodas traseiras. A Ford diz que isso deverá ser suficiente para catapultar o Cobra Jet 1400 elétrico através do quarto de milha em cerca 8 segundos a uma velocidade superior a 275 km/h. Sua estreia oficial acontecerá durante os próximos meses.