FORD TOURNEO CUSTOM 2023: CHEGA COM VERSÕES ELÉTRICA, PHEV E DIESEL

A Ford Pro revelou na Europa sua nova linha de vans Ford Tourneo, que inclui uma versão totalmente elétrica o E-Tourneo, outra híbrida plug-in e também várias opções com motor turbodiesel. Em princípio estarão disponíveis em meados de 2023, com até oito lugares para a versão elétrica e nove para o resto das versões.
A novidade mais interessante do catálogo da nova van da Ford é a chamada E-Tourneo de zero emissões, ou seja, uma versão 100% elétrica que oferece uma potência de 160 kW ou 218 cv e promete uma autonomia homologada de até 370 quilômetros no ciclo WLTP.
Esta cifra de autonomia se consegue graças a um pacote de baterias de generosa capacidade, 74 kWh, que também permite carga a um máximo de 11 kW com corrente alternada e até 125 kW em carga rápida, com corrente contínua.
Segundo a Ford, no melhor dos casos a bateria poderá ser carregada de 15 a 80% em 41 minutos, ou recuperar 38 quilômetros de autonomia em 5 minutos. Além disso, a marca anunciou uma capacidade de reboque de até 2.000 quilos para este E-Tourneo.
Esta versão elétrica também oferece algumas vantagens em relação às versões convencionais, como o chamado Pro Power Onboard, que oferece um ponto de alimentação de 2.3 kW para conectar qualquer tipo de equipamento ou ferramenta.
A segunda das versões eletrificadas do Tourneo é um híbrido plug-in, cujo sistema de propulsão está baseado em um motor de 2.5 litros de 4 cilindros e ciclo Atkinson, associado a um propulsor elétrico e uma bateria de 11.8 kWh. Embora não tenha sido anunciado um número de potência, sabemos que poderá rodar mais de 50 quilômetros em modo elétrico.
O catálogo convencional, por sua parte, inclui versões diesel de 136, 150 e 170 cv, junto a uma transmissão manual de 6 velocidades, embora estejam disponíveis opcionalmente com uma caixa automática de 8 relações e também com tração nas quatro rodas. Dependendo da potência, a Tourneo Custom diesel pode rebocar até 2.500 quilos.
A Ford oferecerá também versões de chassi standard ou longo, assim como acabamentos Sport, Titanium X e Active, este último de estilo aventureiro, que propõe uma estética ligeiramente diferente, com proteções de plástico na parte inferior da carroceria, por exemplo.