FUTURO BMW i4 COMEÇA SEUS PRIMEIROS TESTES DE INVERNO

Vimos o novo BMW i4 pela primeira vez há poucos dias quando se encontrava a bordo de um caminhão de transporte em pleno deslocamento para o norte da Suécia (aqui), para começar os primeiros testes de frio extremo durante as próximas semanas, assim como já mostram essas últimas fotos de protótipos que chegam do Círculo Polar Ártico.
Aquele que será o quinto modelo da submarca de elétricos do fabricante alemão conserva o característico perfil do ainda atual Série 4 Gran Coupe, mas com propulsão elétrica, um dos principais traços que o diferenciarão do modelo de combustão que hoje conhecemos e que também veremos em uma segunda geração.
A unidade de testes que aparece nas fotos do modelo da BMW ainda se encontra em uma fase inicial de testes, mostrando alguns detalhes muito significativos. Tanto que não se trata realmente do protótipo do modelo de produção, mas de uma mula de testes utilizando a carroceria do atual Série 4 Gran Coupe, de modo que seu desenho não é o definitivo.
Mas há alguns detalhes a mais para serem levados em conta, embora nem a parte dianteira nem a traseira contem com as luzes de produção final, como é a maior largura da saia lateral para acomodar o pacote de baterias debaixo do piso do habitáculo, um detalhe que se percebe perfeitamente nas imagens.
As maçanetas das portas são completamente falsas, já que esse modelo será o primeiro da empresa a contar com as maçanetas retráteis eletricamente, como no Vision i Dynamics Concept. Os especialistas em camuflagem se preocuparam inclusive em cobrir as saídas dos escapes na parte traseira dissimulando esse detalhe do sedan da Série 4, enquanto que a tampa de combustível no para-lama traseiro direito também está coberta com adesivo.
Seu lançamento comercial foi confirmado para 2021. O futuro i4 ainda tem um longo desenvolvimento pela frente, um modelo que oferecerá uma potente bateria de lítio e até 80 kW de capacidade para alimentar duas versões com diferentes níveis de potência e com uma autonomia de até 550 quilômetros, esperando por uma maior capacidade que chegará um pouco mais tarde.