GEELY AUTO APRESENTA NÚMEROS PROMISSORES EM 2013
Fundado em 1986 e com sede administrativa em Shanghai, o Geely Holding Group estabeleceu seu “braço” automotivo – a Geely Auto – em 1997, quando iniciou suas atividades produtivas. No ano seguinte, saiu da linha de produção o seu primeiro modelo, o Haoqing SRV. Dois anos depois, em 2000, o segundo modelo, o Geely Meiri.
Proprietária da Volvo Cars (aquisição feita em 2010), da Manganese Bronze (fabricante dos táxis londrinos) e da australiana DSI, uma das maiores fabricantes de transmissões automáticas no mundo (aquisição em 2009), a Geely Auto mostrou números promissores no ano passado.
Apenas 16 anos depois, em 2013 o faturamento do Grupo Geely alcançou US$ 25,7 bilhões, 4,4% superior aos US$ 24,6 bilhões do ano anterior. Somente com a marca Geely, o grupo comercializou em 2013 mais de 549 mil unidades, o que significou um aumento de vendas de 13,6% em relação ao ano anterior. Geely fechou o exercício fiscal como a 15ª maior produtora chinesa de automóveis de passageiros. E a única montadora chinesa privada a configurar no Fortune 500.
De outra parte, a Volvo Cars Corporation, a marca Premium da Geely Holdings, vendeu 428.740 veículos no mundo em 2013, 1,6% mais em relação ao ano anterior, e segue suas projeções de alcançar vendas globais de 800 mil unidades em 2020. Para alcançar esse volume, a Volvo Cars inaugurou uma fábrica na cidade de Chengdu, na China, em 2012, para melhor atender à demanda do mercado chinês.
A Geely e sua subsidiária Volvo Cars, portanto, voltaram a atingir vendas globais superiores a 1 milhão de unidades, 13% mais ante 2012.
As projeções de curto prazo permanecem promissoras. A partir do China Europe Vehicle Technology, o centro de pesquisa e desenvolvimento da Geely-Volvo em Gotemburgo, na Suécia, inaugurado em setembro de 2013, as duas montadoras do Geely Holding Group – Geely Auto e Volvo Cars – intensificaram acordos de cooperação técnica e de pesquisa e desenvolvimento.
O novo centro tem como foco o desenvolvimento de uma nova arquitetura modular e componentes para futuros veículos de plataformas comuns às duas marcas que atendam às necessidades de ambas. O novo centro de P&D já opera em sua plenitude, com uma equipe superior a 200 engenheiros da Europa e da China.
Como primeira montadora privada chinesa, a Geely tem se desenvolvido rapidamente nos últimos dez anos. A estratégica adotada pela Geely em 2007 foi capaz de reorientar sua gama de produtos para uma nova série de produtos de alta qualidade e veículos de alto valor agregado.
Origem do logo
O logo da montadora chinesa é composto por seis blocos, simbolizando o espírito “Geely Auto”: espíritos de equipe, de aprendizagem, de inovação, combatente, realista e de perfeição, respectivamente.
O desenho dos blocos combina as cores vermelho e preto, como pedras preciosas. O vermelho significa sabedoria para construir tudo com paixão e o preto para determinar superação em tudo em silêncio, discretamente.
Dentro do conceito do metal nobre - ouro, o conjunto vermelho, preto e dourado cria uma composição artística de riqueza e dignidade, determinação e sabedoria, e qualidade e paixão.