GEELY FY11 ADIANTA O PRIMEIRO SUV COUPE DA MARCA CHINESA

Chama-se Geely FY11 e é a primeira aposta da marca chinesa com o formato de um SUV com aspecto de coupe que está sendo desenvolvido sobre a nova plataforma para modelos compactos CMA, a arquitetura utilizada pela Volvo e pela LYNK & Co. Por enquanto foram reveladas somente três imagens escurecidas de modo teaser e uma da plataforma que será utilizada.
Embora a marca chinesa não tenha fornecido muitos dados sobre o projeto, podemos dizer que o nome do modelo mostrado - ‘FY11’ - é somente um código interno de desenvolvimento do projeto. A parte dianteira conta com finos faróis, uma atraente forma dos LED de condução diurna e uma estreita grade do radiador, revelando uma atrativa e esportiva vista frontal.
O perfil do SUV coupe da Geely sobe drasticamente e se estende em uma longa linha de teto caindo de forma brusca, com uma forma de fastback até a tampa traseira, enquanto que visto de trás, suas formas lembram o antigo X4, mostrando uma nova geração de luzes de circulação diurna em forma de flecha.
A marca chinesa aponta que o desenho do novo modelo foi realizado inteiramente no centro de design global em Shanghai e sob as ordens de Peter Horburym, um dos projetistas e estilistas mais veteranos da indústria automobilística a nível mundial, utilizando a base técnica oferecida pela arquitetura modular compacta (CMA) desenvolvida junto com os suecos.
Um sistema modular de alta tecnologia capaz de ajustar-se ao desenvolvimento de múltiplos tipos de veículos que se ajustam aos requisitos de cada marca - de luxo ou de produção em massa - e permitindo diferentes carrocerias em função de sua segmentação de mercado, desde um monovolume até um SUV, passando por um compacto tradicional, sedan e crossover, além de contar com diferentes formas de propulsão, passando por todas as possíveis, desde motores de combustão até elétricos e híbridos plug-in.
Hoje em dia, a plataforma CMA serve de base para o novo Volvo XC40 - o fará também para o novo Volvo V40, incluindo os completamente elétricos - e para os Lynk & Co 01, Lynk & Co 02 e Lynk & Co 03, todos apresentados durante 2017 e 2018.