GENERAL MOTORS ACREDITA QUE A TRANSIÇÃO PARA ELÉTRICOS NOS ESTADOS UNIDOS LEVARÁ MAIS DE 20 ANOS

Para ninguém que esteja envolvido na indústria automobilística é um segredo que atualmente há um processo de transição em todas as marcas de veículos (ou quase todas). Muitos fabricantes estão apostando em criar novos modelos elétricos e de fato se fala sobre uma transição relativamente rápida dos motores a combustão interna para a eletrificação, embora a GM não pense o mesmo.
De fato, para a General Motors a realidade é que o futuro da indústria ainda não está suficientemente claro, apesar de que os modelos elétricos tenham ganhado força nos últimos anos, assim como outras propostas como veículos de célula de hidrogênio e inclusive algumas propostas solares, que poderão se fortalecer nos próximos anos.
Isso foi expressado por Mary Barra, CEO da General Motors, que recentemente deu interessantes declarações sobre a chamada transição elétrica nos Estados Unidos, nas quais ela assegurou que este não será um processo tão rápido como nos querem fazer a acreditar e que inclusive poderá levar várias décadas.
Especificamente, Barra baseia sua crença no fato de que atualmente há mais de 250 milhões de veículos nos Estados Unidos e para o governo não será simples conseguir que todos os habitantes e condutores possam optar por uma alternativa elétrica para mover-se, de modo que “a transição acontecerá com o tempo, em um período um pouco mais longo que os 20 anos previstos, mas acontecerá”.
Estas declarações são extremamente importantes e duras em um momento que a indústria automobilística tenta recorrer a estas propostas de eletrificação, mas os números apoiam Barra, pois atualmente é uma minoria muito acentuada que opta por estes modelos.
Em 2019, o Chevrolet Bolt foi o quarto modelo elétrico mais vendido nos Estados Unidos, com 16.418 unidades emplacadas, bem atrás do Tesla Model 3, que ganhou a medalha do primeiro lugar com suas 180.000 unidades vendidas. É por este motivo que a empresa tentará entrar forte no mercado elétrico no médio prazo com novas propostas elétricas e híbridas plug-in em marcas como Cadillac e claro, com o anunciado regresso da Hummer como veículo elétrico.
De qualquer forma, veremos se Mrs. Barra tem razão, e ainda há um longo caminho até que nas ruas do mundo rodem somente carros elétricos.