GENERAL MOTORS CONSIDERA ELETRIFICAR SUA LINHA DE VEÍCULOS NA CHINA
A corrida pelo veículo elétrico está deixando todos os fabricantes loucos. Todos querem ser a nova Tesla, superá-la e inclusive tirá-la do mercado. No entanto, ainda não existe rival para a marca de Silicon Valley capaz de conseguir tal façanha. Pois bem, a poderosa General Motors está disposta a conquistar o consumidor com uma linha de carros elétricos.
Esse consumidor não é nem mais nem menos que o chinês. A China é um dos principais mercados para o gigante americano e como tal, deve cuidá-lo ao máximo. Por isso, na semana passada em seu centro técnico de Xangai, a marca apresentou a seus sócios locais os planos que tem para eletrificar parte de sua linha de automóveis. Com essa estratégia busca aumentar a variedade de mecânicas disponíveis e satisfazer melhor o consumidor local.
De acordo com Larry Nitz, Diretor Executivo para a eletrificação da linha General Motors na China, está se acelerando a chegada da nova geração de veículos denominados ‘new energy vehicles’ (NEV). Para realizar essa ofensiva, a General Motors considera construir uma planta para fabricar baterias e dessa forma suportar a sua nova linha de veículos NEV.
Essa estratégia, por obrigação do governo da República Popular da China, será realizada mediante a joint venture que a General Motors mantém com a chinesa Shanghai Automotive Industry Corp, SAIC-GM. Assim, as marcas que o grupo americano possui no mercado chinês junto com a SAIC, poderão ampliar suas linhas compartilhando custos de desenvolvimento e melhorando suas economias de escala.
Os modelos que iniciarão essa nova ofensiva terão um esquema híbrido com motor a gasolina e elétrico. O primeiro a chegar deverá ser o Buick LaCrosse seguido pelo Chevrolet Malibu XL Hybrid. O último a chegar será o Cadillac CT6, que neste caso será um híbrido elétrico plug-in, ou PHEV.
O esquema mecânico que utilizarão os LaCrosse e Malibu XL Hybrid será um motor a gasolina (de novo desenvolvimento) com injeção direta e 1.8 litros. Terá quatro cilindros e será combinado a um motor elétrico abastecido por uma bateria de íons de lítio de 1.5 kWh e 80 células de capacidade. Com essa configuração se espera que o consumo médio se situe em 23,3 km/l para o Malibu e 21,3 km/l para o LaCrosse.
No caso do Cadillac CT6 plug-in PHEV será movido por um motor de quatro cilindros e 2.0 litros. Sua condição de elétrico plug-in lhe permitirá percorrer 80 quilômetros sem emitir um só grama de CO2 na atmosfera.