GENERAL MOTORS E A CHINESA SAIC IRÃO DESENVOLVER UM NOVO MODELO PARA MERCADOS EMERGENTES
A General Motors e sua parceira chinesa, Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC), anunciaram que irão desenvolver de forma conjunta uma nova plataforma que dê lugar a um novo modelo que se comercializará de forma global em países emergentes como China, Brasil, Índia ou México. Esta será a primeira vez que os dois sócios desenvolvem conjuntamente uma plataforma.
O novo modelo será comercializado com o emblema da Chevrolet e a fabricação está prevista para começar em 2019 para posteriormente alcançar um volume de produção de nada menos que 2.000.000 de unidades anuais. A General Motors atacará este segmento, pois é onde a marca vê mais oportunidades de crescimento no mundo automobilístico e assegura que o farão com um modelo que resultará interessante quanto a tecnologias aplicadas. Hoje em dia, cada vez mais os mercados emergentes demandam carros melhores e não simplesmente modelos básicos e baratos.
Por esse motivo a Chevrolet oferecerá um modelo econômico, mas com soluções interessantes em relação à conectividade e segurança. Por isso, fabricar um grande volume de unidades é importante para este projeto, de modo que seja possível utilizar grandes economias de escala para que o modelo seja competitivo em relação a modelos mais simples da concorrência. Desta forma, buscarão a redução de custos sem fazer um carro de pior qualidade e com poucas soluções interessantes. Para produzir o novo Chevrolet serão utilizadas as fábricas já existentes da marca, que serão convenientemente adaptadas.
Mas os planos da General Motors com esta plataforma vão mais além e está previsto que no futuro também sirva de base para outros modelos do grupo, como poderão ser as futuras gerações do Opel Karl e do Chevrolet Spark. Para 2025 General Motors quer fabricar todos os seus modelos baseados em quatro plataformas. Na imagem o Chevrolet Sail, fabricado na China.