GENERAL MOTORS ENCERRA A PRODUÇÃO DE VÁRIOS MODELOS E FECHA CINCO FÁBRICAS NOS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ

Dez anos após a maior crise de sua história, as coisas não parecem ir muito melhor para a General Motors, que acaba de anunciar drásticas medidas para tentar enfrentar as dificuldades.
O gigante americano anunciou o encerramento da fabricação de seus modelos Chevrolet Volt (na imagem), um sedan elétrico que a marca lançou em 2010, que nunca conseguiu cumprir com os objetivos de vendas traçados inicialmente, além do Chevrolet Impala, de modo que a décima geração do emblemático modelo da empresa se despedirá sem sucessor à vista.
Assim como acontece em outros mercados, nos Estados Unidos o público se volta massivamente aos crossovers e assim como a Ford anunciou há alguns meses, a Chevrolet despachará pela porta do fundo a maioria de seus turismos, já que além dos Volt e Impala, também dirão adeus os Chevrolet Cruze, Buick LaCrosse, Cadillac CT6 e Cadillac XTS.
O encerramento da produção de todos esses modelos virá acompanhado do fechamento de várias fábricas nos Estados Unidos e Canadá, as plantas de Lordstown, Ohio, Hamtramck, Michigan e Oshawa (Ontario), além das plantas de Warren e Baltimore, onde são produzidas as transmissões automáticas de vários modelos que já não serão fabricados. O fechamento dessas instalações afetará quase 15.000 trabalhadores, embora mais da metade deles serão realocados para outras funciones.
A General Motors anunciou o desenvolvimento de uma série de veículos elétricos e autônomos, mas por enquanto a empresa não se pronunciou sobre o futuro que terá sua nova linha de modelos que ficará fortemente reduzida nos próximos meses. Recentemente foram encerradas suas atividades na Índia e na África do Sul, mas por enquanto não manifestaram seus planos para o resto das fábricas em outras regiões, especialmente na América Latina, onde contam com vendas significativas.