GENERAL MOTORS ENCERRA DEFINITIVAMENTE A PRODUÇÃO NA PLANTA COREANA DE GUNSAN

Ao que parece, as intensas negociações não conseguiram salvar a fábrica que a General Motors possui na Coreia do Sul. Trata-se da planta que a empresa americana possui em Gunsan, província de Jeolla do Norte, que encerrará de forma definitiva suas atividades no final deste mês, fato que levará à perda de cerca de 2.000 empregos.
Trata-se de uma das quatro plantas que a General Motors possui na Coreia do Sul e nos últimos três anos operava com apenas 20% de sua capacidade produtiva, uma situação que se tornou insustentável para sua existência. Com grandes dificuldades financeiras, a divisão coreana da General Motors foi objeto de uma profunda revisão e o grupo presidido por Mary Barra decidiu por um fim nas operações da fábrica de Gunsan, como primeiro passo na reestruturação das operações da GM no país asiático e desse modo tentar começar a reverter a situação.
No entanto, o roteiro desse plano de reestruturação contempla a permanência da General Motors na Coreia, mas as operações deverão ser adaptadas a essa nova situação, por isso que a produção dos Chevrolet Orlando e Chevrolet Cruze que aconteciam na fábrica de Gunsan deverá mudar-se para alguma das outras três plantas que a marca possui na Coreia do Sul.
As dificuldades financeiras que atravessa a General Motors na Coreia foram motivadas pela drástica queda nas vendas e especialmente nas exportações, que foram reduzidas quase à metade em um período de seis anos. Durante o ano passado as vendas da General Motors no país asiático caíram 12% em relação a 2016, enquanto que as exportações que em 2012 foram de 650.000 unidades, em 2016 caíram para os 390.000 veículos.