GENERAL MOTORS ENCERRA SUAS ATIVIDADES NA AUSTRÁLIA, NOVA ZELÂNDIA E TAILÂNDIA

Já faz alguns anos que a General Motors começou a retirar-se dos mercados pouco rentáveis e após sua saída da Europa, do encerramento de suas atividades na Venezuela e inclusive o fechamento de várias fábricas nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, agora a corporação americana anunciou o encerramento da comercialização de seus veículos em certos mercados.
O gigante de Detroit deixará de vender seus modelos da marca Chevrolet na Tailândia no final deste ano de 2020 e um ano depois lhe seguirão Austrália e Nova Zelândia, onde deixarão de ser oferecidos os modelos da marca Holden, que faz parte da General Motors desde o ano de 1931.
Na Tailândia, onde a empresa conta com um plantel de 1.500 funcionários, as operações cessarão neste mesmo ano. A General Motors cessará a produção na fábrica que possui em Rayong, nas proximidades de Bangkok e abandonará o país, já que considera impossível continuar a comercialização dos veículos da marca Chevrolet sem o respaldo da produção local.
O encerramento das atividades na Tailândia, contempla a venda da fábrica de Rayong à chinesa Great Wall Motors e deste modo, o gigante chinês consegue adquirir sua segunda fábrica da General Motors, depois de que no começo deste ano adquiriu a planta de Talegaon, na Índia.
Além disso, a marca Holden será retirada do mercado e a General Motors cessará a produção nas fábricas australianas de Elizabeth e Fishermens. O gigante americano nem sequer importará veículos à Austrália e Nova Zelândia, mas pelo contrário, encerrará completamente suas atividades nessa região, para concentrar-se nas áreas de veículos elétricos e autônomos.
Na Austrália a notícia não foi bem recebida por parte do governo. Karen Andrews, Ministra da Indústria, lamentou a decisão tomada pela General Motors sem consultar o governo, sabendo de que numerosos postos de trabalho se encontram em jogo.