GENERAL MOTORS PREPARA A ‘BATERIA DE 1 MILHÃO E MEIO DE QUILÔMETROS’

Um alto cargo da General Motors assegurou que o gigante norte-americano está próximo de culminar o desenvolvimento de novas baterias para carros elétricos que ofereçam uma vida útil muito superior às que podemos encontrar atualmente no mercado. Um anúncio que acontece pouco tempo depois que a GM apresentou suas baterias Ultium, que muito em breve veremos equipadas nos carros elétricos que serão introduzidos pelas diferentes marcas que compõem este conglomerado automobilístico.
A General Motors assegura estar próxima da bateria do milhão de quilômetros. E mais concretamente de um novo tipo de bateria cuja vida útil se situe no milhão de milhas, mais de um milhão e meio de km. Assim foi assegurado pelo próprio Doug Parks, VP Executivo da GM. Uma declaração realizada durante uma conferência de investidores online.
Embora não entrasse em detalhes sobre prazos de tempo ou quando estará disponível esta bateria que permitirá rodar mais de um milhão e meio de quilômetros sem que sofra uma degradação que a torne imprestável para o uso que foi concebida, foi assegurado que várias equipes da GM estão trabalhando em avanços tais como eletrodos de zero cobalto, eletrólitos de estado sólido e carga ultrarrápida.
As baterias de íons de lítio, a tecnologia mais usada atualmente, têm uma duração aproximada de 3.000 ciclos completos de carga. Logicamente, sua vida útil será afetada em grande parte se o veículo tiver um uso intensivo. A General Motors destaca que as baterias atuais geralmente duram entre 150.000 e 320.000 km antes de começarem a sofrer uma degradação significativa.
Uma vez que a degradação da bateria alcance certo nível, o carro elétrico torna-se ineficiente, já que sua autonomia é tão reduzida que não valerá nem para realizar pequenos trajetos diários.
General Motors e LG Chem fizeram uma joint-venture cujo objetivo principal será a fabricação de células de baterias. Além disso, também estão trabalhando conjuntamente para reduzir os custos da bateria. Adam Kwiatkowski, Engenheiro e Chefe Executivo dos Sistemas de Propulsão Elétricos da GM, destacou recentemente que estão sendo realizados acordos estratégicos, como investimentos em minas e a associação com refinarias de metais para garantir que as matérias-primas usadas para a criação de baterias para carros elétricos sejam as mais baratas possível.