GENERAL MOTORS REGISTRA NOVAMENTE A DENOMINAÇÃO CHEVROLET CAVALIER
Em um movimento que pareceu meio estranho, a General Motors decidiu registrar novamente nos Estados Unidos as denominações Cavalier e Chevrolet Cavalier, que desapareceram há anos desse mercado.
O Chevrolet Cavalier foi uma linha de modelos compactos de estilo econômico que foi comercializada no mercado norte-americano entre os anos 1982 e 2005. A linha era composta pelas versões de carroceria sedan de 4 portas, coupe de 2 portas e cabriolet. Em 2005 foi substituído pelo Chevrolet Cobalt, que não chegou a contar com uma linha tão ampla como seu antecessor e tampouco teve melhor sorte no mercado americano, já que desapareceu em 2010, embora continue sendo fabricado e comercializado no México.
Em 2016, a General Motors resgatava a denominação Cavalier para batizar um sedan que é comercializado atualmente na China. O novo Cavalier é baseado na mesma plataforma que o Chevrolet Cruze, embora se posicione abaixo deste no catálogo da marca no mercado chinês. Desde 2018 esse mesmo modelo de fabricação chinesa é exportado ao México, onde substituiu o Chevrolet Sonic.
O curioso é que a GM decidiu registrar essas denominações exatamente agora, que o Chevrolet Cruze acaba de ser eliminado dos mercados canadense e americano. Isso pode ser o primeiro sintoma da chegada de um novo modelo compacto mais barato.
Essa denominação já leva tempo sendo utilizada no mercado chinês e embora não acreditemos que a marca tenha intenção de fabricar um novo modelo compacto em seu mercado natal, tampouco acreditamos que a General Motors esteja planejando importar o Cavalier atual da China.
Pode ser que o registro dessas denominações sirva somente ao propósito de conservá-las, mas nunca se sabe. Talvez a marca pretenda usá-las em outro tipo de modelo, como um sedan/hatch de maior tamanho ou um novo crossover, mas por enquanto não há nenhuma informação nem evidência que confirme.