GENERAL MOTORS RESTAURA SUA PRIMEIRA E CENTENÁRIA FÁBRICA

A General Motors inaugurou a Durant-Dort Factory One, as instalações originais onde nasceu a empresa assim como a conhecemos no dia de hoje. Ela foi comprada novamente há alguns anos pela corporação americana e após quatro anos de restauração, acaba de ser aberta.
Nessas instalações encontraremos o arquivo histórico da General Motors, assim como um espaço que pode ser alugado para eventos. O edifício sofreu uma restauração completa. Desde o reforço e impermeabilização da estrutura até a restauração de toda a carpintaria com elementos próprios e o desenho correto da época. Em sua reconstrução foram utilizados até 17.000 novos tijolos e foram renovadas todas as instalações.
Essa pequena fábrica é considerada como o berço da General Motors. Ela foi alugada por William Crapo Durant e Josiah Dallas em 1886 para a construção de carruagens, e poucos anos depois, Durant comprou a Buick Motor Co para em seguida fundar a General Motors em 1908. O resto, como dizem, já é historia de sobra conhecida.
O projeto de restaurar esse edifício partiu das intenções de Mark Reuss, VP executivo de desenvolvimento global de produtos da GM, que se interessou em restaurar este edifício em 2012, portanto, a GM comprou o edifício em 2013, começando imediatamente depois as obras de reconstrução.
Com esse gesto, a GM não só pretende reviver seu legado, como também quer ajudar economicamente a fundação Durant-Dort Carriage Company a restaurar o velho edifício de escritórios que se encontra na mesma rua.
Este não é o primeiro gesto da GM para preservar o seu legado, já que há alguns meses pagou 1.3 milhões de dólares pelo CERV 1, o primeiro protótipo de motor central do programa CERV da Chevrolet. Um exemplar único que ia ser destruído, mas foi doado a um museu, e após o encerramento do museu foi a parar nas mãos privadas. A General Motors recuperava assim uma peça única muito importante de seu passado.