GENESIS GV60 2022: CHEGA UM NOVO CROSSOVER COMPACTO PREMIUM

A Genesis apresentou no Salão de Shanghai 2021 o seu primeiro veículo 100% elétrico, que não estava baseado em una arquitetura específica para este tipo de automóveis, mas utilizava o chassi do G80 para criar uma versão alimentada por baterias. No entanto, agora tudo mudou, pois durante esta semana a marca coreana mostrou ao mundo aquele que será o seu primeiro automóvel desenvolvido a partir do zero sobre a plataforma E-GMP, que já vimos na Hyundai e na KIA. Estamos falando do Genesis GV60.
Por enquanto teremos que nos conformar com algumas poucas imagens do exterior e do interior de um veículo que marca o início de uma nova era dentro da empresa, pois será o primeiro de muitos outros modelos deste tipo que se destacarão por exibir uma linguagem de design única chamada ‘Athletic Elegance’. Se observamos a sua denominação percebemos que o ‘G’ representa Genesis, enquanto que o ‘V’ é sinônimo de versatilidade e o número ‘60’ é o mais baixo na linha da marca. Segundo ela, os modelos com números mais baixos serão mais atléticos, enquanto que aqueles com números mais altos serão mais elegantes.
O automóvel que aparece nas imagens exibe uma frente otimizada onde os habituais grupos ópticos quádruplos de duas linhas acrescentam personalidade a um corpo refinado e volumoso, enquanto que a grade inferior é mais larga e atlética com o objetivo de aportar um toque dinâmico e de aumentar a eficiência de refrigeração das baterias. O emblema da marca teve sua espessura reduzida em quase 80% e o denominado ‘Clamshell Hood’ faz ato de presença, ou seja, um só painel que combina o capô e o para-choque dianteiro.
Se olharmos o GV60 de lado percebemos um perfil que revela “a silhueta suave e dinâmica de um coupe de alto desempenho”. Os espelhos laterais digitais estão presentes e as maçanetas elétricas aparecem automaticamente quando o usuário se aproxima do automóvel. Também se destaca uma linha cromada que flui a partir do para-brisa até a parte superior do teto de abertura diurna, incluindo um pilar C “que encarna a imagem de elétrico”.
Em relação à traseira, chamam a atenção as lanternas divididas ‘Two Line’, que fluem perfeitamente com a volumosa carroceria tridimensional, e o aerofólio traseiro fixo, que acentua um teto em forma de coupe. Tampouco podemos ignorar os quadris alargados que pretendem criar um perfil baixo e largo para acentuar a imagem de veículo de alto desempenho.
O design do interior lembra o do KIA EV6, com um console flutuante que integra um elemento chave como o denominado Crystal Sphere, um comando em forma de esfera “que informa intuitivamente ao condutor quando o veículo está pronto para ser conduzido”. De acordo com a Genesis, quando se desliga o veículo, a esfera de vidro se converte em luz ambiente do carro, criando uma atmosfera interior de mobilidade futurista quando o GV60 está pronto para ser conduzido, pois a esfera gira e aparece. O quadro de instrumentos e o sistema de infotainment estão unidos por uma única tela de grandes dimensões, enquanto que o volante exibe um botão de cor amarelo com a inscrição ‘Boost’.
Ainda é cedo para conhecer o sistema de propulsão que se esconde debaixo dessa carroceria, mas tudo parece indicar que a Genesis oferecerá diferentes versões com e sem tração integral. Teremos que aguardar o mês de setembro para conhecer novos detalhes do primeiro veículo 100% elétrico desenvolvido pela marca a partir do zero.