GINETTA AKULA: NÃO É UM CARRO ESPORTIVO BONITO, MAS SEU MOTOR E REGULAGEM FALAM ALTO
Demorou cinco anos para que o Ginetta Akula passasse da fase de protótipo à produção. Apresentado originalmente no Salão de Genebra de 2019, a mais recente proposta da Ginetta é um esportivo V8 capaz de fazer frente ao melhor da Ferrari e da Lamborghini. Serão fabricados apenas 20 exemplares ao preço de 326.252 euros antes de impostos.
Esta joia britânica ostenta um exterior muito agressivo, embora esteja longe dos atraentes carros esportivos italianos em termos de design. A carroceria e o chassi em fibra de carbono são inspirados nos veículos de competição LMP1 da Ginetta, com suspensão dupla em ambos os eixos. Herda o melhor dos 70 anos de experiência em corridas da marca.
Além disso, o pacote aerodinâmico derivado do carro de corrida LMP1 G61-LT-P1 da empresa permite atingir níveis de força descendente de quase 400 kg a 160 km/h. É composto por piso plano, pás giratórias, um enorme spoiler traseiro e um difusor muito provocante. Tudo isso somado a um peso de apenas 1.190 kg.
E não menos interessante é o fato de apresentar uma distribuição de peso quase perfeita (49:51), com o motor colocado na posição dianteira. Para as rodas, são escolhidas 20 polegadas, com pneus Pirelli P Zero. No interior, surge uma gaiola de proteção em aço, volante de corrida, estofamento em Alcântara, acabamentos em fibra de carbono e alumínio, além de bancos esportivos com cintos de competição.
O equipamento não carece de tecnologia nem de segurança. O Ginetta Akula possui carregador de smartphone sem fio, sistema de infotainment próprio com integração com Apple iOS, ABS, controle de tração, câmera de ré, faróis automáticos, sensores de estacionamento, ar condicionado...
Nas entranhas de Ginetta Akula
O coração deste brinquedo é um motor V8 de aspiração natural de 6.4 litros desenvolvido pela própria empresa, montado na frente do condutor, mas muito atrás da linha do eixo dianteiro. Em outras palavras, muito semelhante ao novo 12Cilindri V12 da Ferrari. É construído sobre um sólido bloco de alumínio Ginetta e possui um eixo comando de válvulas de titânio.
Sua potência máxima de 608 cv atinge 7.200 rpm e torque de 670 Nm a 5.100 giros. Acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades ou a uma caixa de dupla embreagem de 7 relações, acelera de 0 a 100 km/h em 2.9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 290 km/h. A potência é enviada ao eixo traseiro através de um diferencial de deslizamento limitado. O tanque de combustível é de 100 litros.
A suspensão possui braços duplos, suportes de alumínio e amortecedores acionados por haste que podem ser ajustados eletronicamente por dentro. Por outro lado, as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras também são ajustáveis, mas exigem que o carro esteja parado. Os freios são feitos de aço como padrão e carbocerâmicos como opcional.