GM-AVTOVAZ: OS RUSSOS ADQUIREM 50% DA EMPRESA QUE ESTAVA EM PODER DA GENERAL MOTORS

A empresa GM-AvtoVAZ foi formada em 2001 em partes iguais entre General Motors e AvtoVAZ.
Fruto desse acordo nasceu o Chevrolet Niva, um crossover baseado no design do Lada Niva, que a joint-venture produz na fábrica de Togliatti em um número de 100.000 unidades ao ano.
Mas agora a AvtoVAZ anunciou a aquisição dos 50% do pacote acionário que estava em poder da General Motors.
A empresa russa não revelou detalhes sobre este acordo, mas a verdade é que coloca um ponto final nas atividades da General Motors na montagem de veículos na Rússia.
No entanto, o acordo contempla a continuidade da marca Chevrolet, o que significa que por certo período de tempo a AvtoVAZ seguirá produzindo os modelos da GM, mas posteriormente voltarão a adotar a marca Lada.
O Chevrolet Niva atual foi desenvolvido graças aos aportes da empresa americana, mas tomando como ponto de partida o popular Lada Niva, um crossover que já está a décadas no mercado.
O crossover da GM-AvtoVAZ já começou a acusar o passar do tempo e suas vendas começaram a diminuir em relação a outros anos, em um mercado onde os emplacamentos se encontram em retrocesso.
O Chevrolet Niva esteve muito próximo de ser renovado, mas a joint-venture não conseguiu que o projeto se transformasse em realidade. A segunda geração do Chevrolet Niva estreou como protótipo no Salão de Moscou 2014, mas apesar de sua boa recepção pelo público, nunca conseguiu chegar aos concessionários.