GM FAZ RECALL DE 220 MIL VEÍCULOS
A General Motors anunciou ter feito o recall de mais de 220 mil veículos, devido a uma falha detectada no sistema de freios que poderia aumentar o risco de incêndio nos veículos.
A lista dos 221.558 automóveis já verificados inclui o modelo Cadillac XTS de 2013 e 2014 e as versões mais recentes do Chevrolet Impala, registrando-se a maioria dos casos nos Estados Unidos e no Canadá.
Apesar do recall, a GM assegurou não ter tido conhecimento de quaisquer feridos ou mortos devido a esta falha mecânica, até ao momento.
Esta operação da GM se junta a outros recalls que têm marcado a atividade da empresa nos últimos meses. De acordo com a BBC e a Reuters, o balanço já aponta para 15 milhões de veículos recolhidos só este ano. Em junho passado, a Bloomberg apontava que esse número já havia ultrapassado os 20 milhões de veículos. O caso mais difundido pela mídia foi uma falha na ignição que implicou o recall de 2,6 milhões de automóveis. Neste caso, a GM levou mais de uma década para comunicar o problema, estando por isso sendo investigada após terem sido noticiadas 19 mortes em consequência do mesmo, seis a mais do que o informado inicialmente pelo fabricante americano.
Por enquanto, os problemas verificados causaram um forte impacto negativo na contas da GM, tendo os lucros da empresa caído 85% no segundo trimestre do ano.