GMC DUKW 353: ESTE ANFÍBIO 6X6 DE 1943 BUSCA UMA NOVA GARAGEM
Na época da segunda grande guerra, o transporte de mercadorias e pessoal em zonas de conflito e em lugares onde não haviam portos era um desafio, não impossível, mas necessário. Por esse motivo, a Sparkman & Stephens se associou à General Motors para fabricar um caminhão anfíbio, capaz de transportar tanto tropas como carga, dentro e fora da água.
Conhecido como GMC DUKW 353, um exemplar de 1943 está à venda atualmente através da casa de leilões Bonhams. Embora não existam provas concretas da participação deste DUKW em combate, continua sendo um sobrevivente que perdurou a passagem dos anos, graças ao fato de ter permanecido exposto em um museu.
Projetado para transportar uma carga útil de até 2.300 kg ou 24 soldados com equipamento, o DUKW é propulsionado por um motor GMC Modelo 270 de 4.4 litros, que desenvolve 91 cv de potência. Afirma-se que podia alcançar uma velocidade máxima de 80 km/h em terra e cerca de 6 nós na água.
Este DUKW 353 que agora está sendo vendido, foi entregue às forças armadas britânicas em junho de 1943. Serviu no 19º Amphibious Squadron, do Royal Corps of Transport. Como raro sobrevivente da guerra, foi transferido ao museu dessa corporação no início da década de 70, mantendo-se em boas condições de funcionamento.
Infelizmente, em uma de suas últimas revisões foi constatado que o tanque perdia combustível, o que significa que este DUKW precisará de algum cuidado mecânico por parte de seu novo proprietário.
Algo que não deverá significar nenhum problema ao comprador, já que existem diversas empresas especializadas na restauração e regulagem dos motores GM mais antigos. E com certeza gostariam de ‘meter a mão’ nesse velho bloco.
Esse GMC DUKW, sobrevivente de 1943, está à venta por um preço estimado de entre 18.000 e 20.000 libras esterlinas na Bonhams, ou seja, algo entre 137.000 e 152.000 reais ao câmbio atual. Não é uma peça barata, é verdade, mas poucos podem gabar-se da história que guarda este veículo.