GMC ESTÁ CONSIDERANDO DESENVOLVER PICK-UPS ELÉTRICAS DE BATERIAS

Há poucos meses as declarações de alguns responsáveis da Chevrolet e da General Motors tornaram-se notícia ao assegurar que a marca nem sequer pensava na possibilidade de criar pick-ups equipadas com mecânicas elétricas. De modo que embora tenha confirmado o desenvolvimento de dezenas de novos modelos elétricos, a empresa americana negava sem rodeios que entre estes pudesse haver um modelo de caçamba aberta.
No entanto, parece que a empresa mudou de opinião e em muito pouco tempo, já que na semana passada algumas declarações do responsável máximo das marcas GMC e Buick contradisseram as declarações anteriores. Segundo as palavras de Duncan Aldred, a GM estaria precisamente nesse momento, considerando a possibilidade de desenvolver essas novas versões de pick-ups eléctricas puras.
Aldred não confirmou nem sequer deu a entender que a empresa tenha começado o desenvolvimento de nenhum modelo com essas características, mas que o conceito e a ideia se encontram sobre a mesa, e os diferentes órgãos diretivos do grupo estão discutindo sua viabilidade.
Não devemos tomar essas declarações de Aldred como o sinal de que existe disparidade de opiniões dentro da General Motors, mas como uma verdadeira mudança de atitude, embora tenha sido tão repentina e exatamente pouco depois de terem negado essa possibilidade. Essa mudança de atitude tão brusca tem uma razão muito simples, seus rivais.
Nesses últimos dois meses tivemos a confirmação de que a Ford irá desenvolver uma versão elétrica do Ford F-Series, sua linha de pick-ups full size. Embora não menos importante seja o fato de que já foi apresentado um modelo com essas características, o Rivian R1T, uma pick-up full size totalmente elétrica alimentada por baterias e que junto com o Rivian R1S, um SUV de três filas de bancos e baseado na mesma plataforma do R1T, foram as estrelas indiscutíveis do recente Salão de Los Angeles 2018.
Portanto, já não temos somente a promessa de seus rivais, mas um modelo desse tipo já foi apresentado oficialmente e, além disso, obtendo estupendas críticas por grande parte do público e da imprensa especializada. De modo que era esperado que a General Motors e suas marcas não demorariam em reagir, pois suas respectivas linhas pick-up full size são uma das peças principais nos resultados econômicos da empresa.