GRUPO BMW INAUGURA UMA PISTA DE TESTES PARA A CONDUÇÃO E O ESTACIONAMENTO AUTÔNOMO EM SOKOLOV

O Grupo BMW inaugurou seu novo centro de testes em Sokolov (República Checa), como parte do Centro de Desenvolvimento da Mobilidade do Futuro (FMDC). Com a presença de Petr Ocko, vice-ministro da Indústria e Comércio da Republica Checa, e Petr Kulhánek, governador da região de Karlovy Vary, Ilka Hortsmeier, membro do Conselho de Recursos Humanos do Grupo BMW e Frank Weber, membro do Conselho de Desenvolvimento do Grupo BMW, inauguraram oficialmente o local de testes para o desenvolvimento e os testes de condução totalmente automatizados.
Como o primeiro local de desenvolvimento deste tipo na Europa central, o FMDC, no qual foram investidos 300 milhões de euros, desempenhará um papel fundamental no futuro desenvolvimento da mobilidade da empresa. A antiga região mineira foi transformada em um centro de inovação que emprega mais de cem trabalhadores qualificados. O terreno circundante oferece as melhores condições reais para testar a condução e o estacionamento altamente e totalmente automatizados, a fim de complementar a simulação virtual das situações de condução. Mediante esta combinação de simulação virtual e testes no mundo real, o Grupo BMW cumpre com os requisitos de segurança mais exigentes de seus clientes. O FMDC de Sokolov completa o grupo atual de centros de testes da BMW em Aschheim, próximo de Munich, Miramas (França) e Arjeplog (Suécia).
“Com nosso novo Centro de Desenvolvimento da Mobilidade do Futuro, criamos um centro de testes único em seu tipo, projetado exclusivamente para os exigentes testes de condução e estacionamento automatizados até o nível 4. Em 600 hectares de terreno, testamos todas as condições de condução possíveis com a máxima flexibilidade e uma enorme eficiência: na cidade, no campo, na autoestrada e no estacionamento automatizado. O especial: podemos executar nossos módulos de testes um após o outro sem parar. Isso faz com que nossos testes sejam os mais realistas, confiáveis e orientados ao cliente como seja possível”, afirma Frank Weber, membro da Junta de Desenvolvimento da BMW.
Esta nova pista de testes não só permite testar e seguir desenvolvendo inovações tecnológicas, mas também é um exemplo de como os mais altos padrões de proteção ambiental e sustentabilidade foram integrados consistentemente no conceito e foram implementados. Durante o planejamento e o estabelecimento do campo de testes, a BMW trabalhou em estreita colaboração com uma equipe especializada no monitoramento ecológico da construção.
“Tornar a mobilidade elétrica, digital e sustentável vai mais além de nossos veículos no Grupo BMW. Analisamos toda a cadeia de valor, incluindo nossos próprios sites. Junto com nossos parceiros, pudemos converter uma antiga mina a céu aberto em Sokolov em um centro de testes moderno e eficiente, e criar novos e atrativos postos de trabalho”, afirma Ilka Horstmeier, membro da equipe de Recursos Humanos do Conselho de Administração da BMW. “O Centro de Desenvolvimento da Mobilidade do Futuro e sua infraestrutura de carga recebem eletricidade cem por cento ecológica procedente de fontes de energia renováveis. Este é outro passo para a descarbonização de nossas instalações em todo o mundo”.
Além do uso da eletricidade livre de emissões, a instalação está equipada com um inovador sistema de gestão de água que coleta sistematicamente a água da chuva e a utiliza para a irrigação das vias. Durante todo o processo de planejamento também se levou em conta a proteção e a promoção da biodiversidade local: foram instalados sistemas de controle de anfíbios em todo o local para garantir que os animais cruzarão o terreno de testes de forma segura. Para construir o local foram utilizados 2.2 milhões de metros cúbicos de terra previamente escavada por uma mineração próxima.