GRUPO BMW INICIA A PRODUÇÃO DO BMW iX5 IMPULSIONADO POR HIDROGÊNIO
O Grupo BMW iniciou a produção do seu modelo BMW iX5 Hydrogen. A fabricação desta pequena série de veículos de hidrogênio está sendo realizada na planta piloto do seu Centro de Pesquisa e Inovação de Munich (FIZ). O primeiro Sports Activity Vehicle (SAV) da história com tecnologia de célula de combustível de hidrogênio já completou um programa intensivo de testes em condições exigentes durante a fase de desenvolvimento e agora será utilizado como demonstrador da tecnologia para a mobilidade livre de carbono a nível local em regiões selecionadas a partir da primavera europeia de 2023.
“O hidrogênio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental no avanço para a neutralidade climática”, afirma Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável de Desenvolvimento. “Estamos seguros de que o hidrogênio ganhará muita importância para a mobilidade individual e, portanto, consideramos que uma mescla de sistemas de propulsão elétrica com baterias e células de combustível é uma abordagem sensata a longo prazo. As células de combustível também não requerem matérias primas críticas como o cobalto, o lítio e o níquel, de modo que ao investir neste tipo de sistemas de propulsão também estamos reforçando a resistência geopolítica do Grupo BMW. Nossa frota de testes do BMW iX5 Hydrogen nos permitirá obter novos e valiosos conhecimentos, o que nos permitirá apresentar aos clientes uma atrativa linha de produtos uma vez que a economia do hidrogênio se torne uma realidade generalizada”.
O BMW iX5 Hydrogen está sendo construído na planta piloto do Grupo BMW em seu Centro de Pesquisa e Inovação de Munich. Esta é a interface entre o desenvolvimento e a produção, onde cada novo modelo de uma das marcas da empresa é fabricado pela primeira vez. Por volta de 900 pessoas trabalham ali na oficina de carroceria, montagem, engenharia de modelos, construção de veículos conceituais e fabricação aditiva. Cada um deles trabalha em até seis projetos de veículos simultaneamente e se encarrega de garantir que tanto o produto como o processo de fabricação estejam prontos para a produção em série. No caso do BMW iX5 Hydrogen, os especialistas em tecnologia do hidrogênio, o desenvolvimento de veículos e a montagem inicial dos novos modelos colaboraram estreitamente para integrar a tecnologia de ponta de propulsão e armazenamento de energia.
“A produção do BMW iX5 Hydrogen e dos sistemas de célula de combustível desenvolvidos pela BMW demonstra nossa suprema flexibilidade e nosso incomparável know-how no campo da fabricação em pequena escala”, destaca Milan Nedeljkovic, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável de Produção. “Demonstra que já contamos com a experiência necessária para integrar a tecnologia do hidrogênio no sistema de produção da BMW iFACTORY como um tipo de propulsão adicional”, acrescentou.
A planta do Grupo BMW em Spartanburg, nos Estados Unidos, fornece os veículos base para o modelo de hidrogênio, que foram desenvolvidos sobre a plataforma do BMW X5. Na oficina de carroceria da planta piloto eles são dotados de um novo conjunto de piso que permite alojar os dois tanques de hidrogênio no túnel central e sob o grupo de assentos traseiros. Os sistemas elétricos de 12V e 400V específicos do modelo, a bateria de alto desempenho, o motor elétrico e a célula de combustível são integrados durante a fase de montagem, junto com as peças de produção padrão. O motor elétrico, situado na zona do eixo traseiro junto com a bateria de alto desempenho, é um produto da atual tecnologia BMW eDrive de quinta geração, utilizada também nos modelos elétricos de bateria e híbridos plug-in da BMW. Os sistemas de célula de combustível situados debaixo do capô do BMW iX5 Hydrogen são fabricados desde agosto deste ano no centro de competência interno da BMW para o hidrogênio em Garching, ao norte de Munich.
Inúmeros componentes são produzidos exclusivamente para o SAV de hidrogênio, incluindo alguns fabricados no Campus de Fabricação Aditiva - o centro de competência do Grupo BMW para a impressão 3D - que também faz parte da planta piloto. O BMW iX5 Hydrogen passa por todas as etapas habituais de produção, começando pela oficina de carroceria, passando pela oficina de pintura e a montagem, antes de terminar com uma inspeção final de cada veículo. Em seguida, cada veículo é submetido a um exaustivo controle de funcionamento no centro de testes do Grupo BMW em Aschheim.
O BMW iX5 Hydrogen combina todas as vantagens de um sistema de propulsão sem emissões locais com uma extraordinária capacidade de uso diário e de percorrer longas distâncias. Isso faz com que sua tecnologia de célula de combustível de hidrogênio seja uma atrativa alternativa complementar ao sistema de propulsão elétrica de bateria. Isso é especialmente relevante para os clientes que necessitam fazer paradas curtas de reabastecimento e ter uma grande autonomia, assim como para as regiões que ainda não contam com uma infraestrutura de recarga adequada.