GRUPO VOLKSWAGEN JÁ DECIDIU QUE A CUPRA SERÁ UMA MARCA 100% ELÉTRICA

A CUPRA ainda é uma marca relativamente jovem, mas que graças à reputação de seus produtos, sua nova filosofia e execução têm se demonstrado mais que suficientes para mantê-la cativa e relevante. No Grupo Volkswagen eles têm claro que o seu futuro é a eletrificação e dentro de seus planos está o de converter a CUPRA em uma marca jovem de produtos completamente elétricos, além de tornar a Espanha parte fundamental do desenvolvimento e produção deste tipo de veículos.
Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, confirmou que não só querem que a CUPRA seja totalmente elétrica, como buscarão que a produção de carros elétricos cresça na Europa, transformando a planta da SEAT em Martorell, Barcelona, para que fabrique este tipo de veículos. Da mesma forma, próximo dessa planta, será instalada uma nova fábrica dedicada completamente à produção de baterias para carros elétricos, conseguindo assim deixar de depender das matérias-primas e manufatura chinesa para a fabricação das baterias.
Por enquanto, na planta de Martorell são fabricados os SEAT León, Ibiza e Arona, além do CUPRA Formentor e o Audi A1. Ou seja, só modelos com motores a combustão. Até agora o Grupo Volkswagen não esclareceu se a fábrica de Martorell crescerá para incorporar a fabricação dos novos modelos elétricos da CUPRA e possivelmente de outras marcas do grupo VAG, ou se toda sua infraestrutura será renovada sem expandir-se, deixando de fabricar carros a combustão e instalar o necessário para somente montar os elétricos que virão nas linhas já existentes.
Também não deram uma data concreta em que a CUPRA dará o salto para a eletrificação total, mas sabemos que seu primeiro modelo elétrico será apresentado mais adiante neste ano, será o CUPRA Born, baseado na arquitetura do Volkswagen ID.3.