GUNTHER WERKS ANUNCIA UM NOVO PROJETO COM BASE NO BMW M3 E30
Quem é um entusiasta dos Porsche 911, e também gosta das modificações estilo restomod, certamente conhece a Gunther Werks, uma empresa localizada em Huntington Beach, na Califórnia, que há anos é dedicada a converter modelos 993 em monstros modernos.
O mais recente projeto da empresa, no entanto, não é um 911, mas outro ícone da história dos esportivos, concretamente do final da década de 1980. Estamos falando do primeiro BMW M3 da história, o M3 E30, que para muitos é um dos ‘M’ de referência.
Embora ainda quase não tenha fornecido informações sobre sua nova criação, a Gunther Werks divulgou em suas redes sociais uma imagem deste BMW M3 E30, assegurando que “este lendário ícone está prestes a ser remasterizado por nossa divisão GW9 by Gunther Werks”.
Para quem conhece o trabalho a empresa americana, o aspecto deste M3 original parece bastante discreto, já que apenas pode ser distinguido por um jogo de rodas de liga leve do especialista Vorsteiner, uma empresa que, como a Gunther Werks, também foi fundada por Peter Nam.
Apesar de não ter especificado quais outras modificações estão incluídas no carro, as hashtags utilizadas para a publicação no Facebook fazem referência à leveza, à fibra de carbono e à exclusividade do carro (#carbonfiber, #powertoweight, #handmade e #limitededition).
Em todo caso, ainda é um mistério se a empresa se atreverá a ‘mexer’ no conhecido motor S14 de 4 cilindros em linha, mas tendo em conta que a GW9 é a divisão de acessórios da Gunther Werks, é possível que não haja modificações mecânicas. Ainda assim, é bom esperar a apresentação oficial do modelo para conhecer mais detalhes.
Cabe lembrar que o M3 E30 nasceu em 1986 como a versão mais esportiva do BMW Série 3, sendo o primeiro M3 da história, na época com um motor de 2.3 litros e uma transmissão Getrag (com a primeira para trás), que oferecia 200 cv, mas posteriormente existiram evoluções de até 238 cv.
O M3 E30 depois foi sucedido por dois modelos com motor de 6 cilindros (E36 e E46) e outros dois com motores V8 (E92 aspirado e F80 biturbo), embora na geração atual (G80), o modelo tenha voltado ao motor de 6 cilindros, com um bloco biturbo de 510 cv.