HÁ 44 ANOS MORRIA BRUCE MCLAREN

No dia 2 de Junho, há 44 anos morria Bruce Mclaren, fundador da marca que leva o seu sobrenome. Um acidente fatal enquanto testava um protótipo Can-Am em Goodwood, tirou-lhe a vida. Ele tinha 32 anos de idade.
Para quem não sabe, Bruce Mclaren além de piloto de Fórmula 1 e durante muitos anos o piloto mais jovem a vencer um Grande Premio, foi também engenheiro e fundador de uma das equipes mais vitoriosas da Fórmula 1: a Mclaren.
Nascido na Nova Zelândia em 1937, entre tratores, implementos agrícolas e carros rudimentares, logo cedo o jovem Bruce dedicou-se à mecânica. Tinha uma paixão enorme pela velocidade, pela engenharia e uma vontade imensa de viver no limite. Nem uma doença óssea que o afetou em tenra idade fez abrandar os seus objetivos. Ele tinha uma perna 5 cm mais curta devido a doença.
Como ele era rápido e determinado, os seus excelentes resultados nas provas locais de velocidade levaram-no para Inglaterra. Foi lá que conheceu uma pessoa muito importante para sua carreira: Jack Brabham. Era uma época de grandes nomes como Juan Manuel Fangio, Stirling Moss, Maurice Trintignant, Giuseppe Farina, Piero Taruffi entre outros.
Em 1959 a equipe de John Cooper contratava Bruce Mclaren. Ao seu lado, como colegas de equipe, tinha Brabham e Moss. Dois pesos pesados da Fórmula 1, bem mais experientes que ele.
E correndo lado a lado com essas lendas que Bruce Mclaren conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1 no Circuito de Sebring, Estados Unidos. O mundo conhecia assim, o mais jovem vencedor de um Grande Premio de Fórmula 1. A primeira vista, ninguém imaginaria que aquele rapaz de andar descompensado, com a pronuncia de um país distante, com apenas 22 anos de idade e já formado em engenharia, seria capaz de vencer tantas lendas para tornar-se o mais jovem piloto a vencer um Grande Premio até então.
Porém o seu gênio e sua vontade iam além das pistas e de apenas pilotar os melhores carros de competição na época, foi como engenheiro e empreendedor que Bruce Mclaren se notabilizou, fundando em 1963 a McLaren Motor Racing Ltd, uma das equipes mais bem-sucedidas da história da Fórmula 1 até hoje.
A McLaren atualmente só fica atrás da Ferrari em número de títulos de construtores, sendo a terceira equipe com mais campeonatos de pilotos conquistados. Uma equipe que foi bem sucedida praticamente desde a sua estreia na F1 em 1966, terminando no pódio dos construtores logo no terceiro ano de atividade.
Uma vida plena de sucessos que ecoam até os dias de hoje através do seu legado, mas que teve um desfecho trágico em 1970 durante uma sessão de testes com um protótipo Can-Am em Goodwood, em 2 de junho de 1970. Uma vida curta, mas nem por isso menos vivida. Muito pelo contrário, tal como na pista e também fora dela, Bruce Mclaren fez com que todos os segundos de sua vida valessem. Segundo ele “a vida não se mede apenas em anos, mas também em conquistas”.