HONDA ACCORD COUPE SAI DO MERCADO E COM ELE SE EXTINGUE SEU SEGMENTO

A chegada da décima geração do Honda Accord ao mercado norte-americano significa o final da sua versão coupe, um modelo de duas portas que esteve disponível por décadas nos Estados Unidos e que não terá continuação com essa nova geração. Embora o que realmente mereça destaque não seja o desaparecimento do modelo em si, mas do próprio segmento em que atuava, ou seja, dos coupes médios, já que o Accord Coupe foi o último modelo disponível nesse segmento de mercado.
O segmento coupe nos Estados Unidos, formado em sua maioria por versões de duas portas de sedans regulares, foi um nicho muito forte desse mercado durante um bom tempo. Até a década de 90 era raro não encontrar um sedan médio, que não tivesse uma versão de duas portas. Modelos como o Subaru Impreza, o Toyota Camry e o Chrysler Neon, só para citar alguns exemplos, contaram durante anos com versões de duas portas.
As vendas desses modelos começaram a decair na década de 80, e com a chegada do século XXI, praticamente não sobraram modelos desse tipo, seguindo o mesmo caminho dos coupes de tamanho grande ou full-size, que há muito tempo não existe nenhuma alternativa naquele mercado.
A verdade é que ainda podemos encontrar modelos como os Mercedes-Benz C Class Coupe e E Class Coupe, assim como a Série 4 da BMW, mas estes são enquadrados no segmento coupe médio de luxo ou ‘midsize luxury coupes’, já que nos Estados Unidos os segmentos são divididos entre a oferta regular e o que na Europa denomina-se Premium, formando dois segmentos separados.
No final dos anos 80 e início dos 90 se viveu uma febre de coupes desse tamanho na Europa, com a chegada de modelos como o Fiat Coupe, Alfa Romeo GTV, Volkswagen Corrado, Opel Calibra e tantos outros. O que também teve eco no mercado americano, e levou muitas marcas a abandonarem o formato de sedan de duas portas tradicional em busca de modelos de aspecto mais agressivo. Passada essa década, nenhuma dessas tipologias perduraram no mercado.
Com a chegada do novo século, muito poucos modelos permaneceram fiéis a essas versões de duas portas, os últimos a deixarem o mercado foram os coupes derivados do Toyota Camry e do Nissan Altima, todos eles modelos de muito sucesso de vendas nos Estados Unidos e cujas versões de duas portas desapareceram há anos. Enquanto o modelo da Toyota se tornava o Solara em 1996, convertendo-se em uma linha de produto separada que foi eliminada em 2007, o modelo da Nissan, o Altima Coupe, aguentou um pouco mais, até 2012. Portanto, até agora o Accord Coupe era o único sobrevivente desse particular segmento do mercado norte-americano.