HONDA APRESENTA PATENTE PARA MOTORES COM CILINDRADA VARIÁVEL
Em um conceito que promete estabelecer um marco em termos técnicos no mundo automobilístico, a Honda patenteou um novo conceito de motor em que um mesmo bloco pode demonstrar diferentes cubagens por meio de relações curso-diâmetro distintas entre os vários cilindros. Veja nas imagens abaixo.
A solução foi submetida inicialmente no Registro de Patentes do Japão, tendo o site Autoguide conseguido acessar os registros. Assim, com essa tecnologia inovadora, a cilindrada variável tem como base uma diferenciação do conceito usual de diâmetro versus curso do cilindro.
O ‘segredo’ está em cilindros de relação curso/diâmetro distinta, integrando também uma solução de desativação por fases de cilindros para poupar o consumo e as emissões poluentes. Desta forma, a marca poderá criar motores onde cada cilindro poderá ter uma cilindrada diferente, sendo aplicável para blocos com diferentes configurações - de dois cilindros a seis, tanto em linha, como em ‘V’, no caso dos blocos de quatro e seis cilindros.
Assim, promove-se uma diferenciação complexa entre cilindros e um afastamento profundo à solução que atualmente é empregada pelas marcas para os seus motores. Por exemplo, um bloco de quatro cilindros em linha com 2.0 litros de cilindrada (arredondados) teria 500 cm3 provenientes de cada cilindro (500+500+500+500=2.000). Com este novo sistema patenteado pela Honda, seria possível ter cilindros com cursos diferenciados, assim alternando a cilindrada conforme a utilização e as necessidades.
Ainda não foram revelados os planos para aplicação desta solução inovadora em qualquer veículo de produção em série, mas é de prever que num futuro próximo a mesma possa vir a ser utilizada em modelos de estrada.