HONDA BR-V 2022: APRESENTADA A NOVA GERAÇÃO DE UM SUV MUITO PRÁTICO E FAMILIAR

Longe de nossas fronteiras a Honda tem uma oferta de produto realmente ampla e variada. Por não ter que enfrentar às exigentes normas de emissões, em determinadas regiões do planeta o fabricante japonês pode ter certas licenças na hora de desenvolver novos modelos. O Honda BR-V é um claro exemplo disso. Trata-se de um SUV que buscou diferenciar-se do resto de seus rivais mais diretos oferecendo um espaço interior e nível de praticidade mais próprios de um monovolume.
O BR-V é um dos modelos mais populares da Honda no Sudeste Asiático. Um crossover do qual foram vendidas mais de 255.000 unidades desde 2015. O grosso de seus emplacamentos se concentra na Indonésia. É por isso que foi nesse país onde foi desenvolvida a nova geração do BR-V. Uma renovação que acaba de ser apresentada e que traz consigo inúmeras novidades.
A nova geração do BR-V foi antecipada no início deste ano através de um modelo conceitual, o Honda N7X Concept. Um concept car que adiantava as principais chaves estéticas da renovação que estava a caminho. Apesar de exibir-se mais moderno e dinâmico, a Honda dá uma ênfase no fato de que o objetivo final de todas as mudanças introduzidas foi melhorar o conforto a bordo junto a uma grande praticidade.
Com relação ao modelo anterior, foram mantidos alguns traços, mas apresenta um aspecto muito mais chamativo. Os novos faróis agora contam com tecnologia LED e estão diretamente conectados com uma grade de grandes dimensões onde está o emblema da Honda. As proteções de plástico protegem toda a parte inferior da carroceria e na traseira surgem lanternas de desenho horizontal e envolvente.
Quanto ao interior do novo BR-V, surge um ambiente mais digital e conectado. Em relação ao modelo anterior as mudanças são notáveis. O quadro de instrumentos, embora não seja totalmente digital, equipa uma tela TFT de 4.2 polegadas. O centro nevrálgico é uma tela táctil de 7.0 polegadas que é chave para manejar o sistema de infotainment.
Também foram redesenhados os descansa braços e os bancos para melhorar o nível de conforto. Além disso, e para contar com um nível de segurança bom dentro de sua categoria, o equipamento inclui o pacote de sistemas de assistência à condução Honda Sensing.
No que diz respeito à parte mecânica, não há compromisso com a eletrificação. Ao contrário do que ocorre com o novo Honda HR-V e com o CR-V que são comercializados no Ocidente, por lá a marca japonesa pode continuar apostando nas mecânicas convencionais. Para o novo BR-V foi escolhido um motor a gasolina 1.5 litros i-VTEC de 121 cv e 145 Nm de torque máximo. O bloco surge acoplado a uma transmissão tipo CVT e a potência é enviada ao eixo dianteiro. Não há opção de tração total na linha.
No entanto, a própria empresa destacou que foi tomada a decisão de não oferecer sua tecnologia híbrida no BR-V devido ao fato de que isso repercutiria de maneira significativa no preço de venda.