HONDA CIVIC TYPE-R CONTARÁ APENAS COM TRANSMISSÃO MANUAL
Perguntado sobre o futuro do Honda Civic Type-R, Yuji Matsumochi, o responsável pelo desenvolvimento do motor desse modelo, confirmou que só haverá versões de transmissão manual de seis velocidades.
Matsumochi disse que a decisão está relacionada, sobretudo com o peso, pois a utilização de uma transmisão de dupla embreagem tornaria o carro muito pesado e desequilibrado. Lembrando que a atual distribuição de peso é de 62,5% no eixo dianteiro e 37,5% no eixo traseiro. “O Type-R precisa de um sistema propulsor leve porque é de tração dianteira”, justificou o japonês, acrescentando ainda que “se o motor é um pouco pesado, a transmissão precisa ser um pouco mais leve”.
No entanto, Matsumochi disse ainda que esta não é a única razão. “A transmissão manual contribui para uma condução muito mais divertida. É fácil de dirigir o carro, mas como às vezes é difícil controlar o timing exato das passagens de marcha em uma condução mais empenhada aplicamos um sistema de Rev Matching”.
Lembrando que além da versão base, o esportivo da Honda poderá ter uma versão mais potente, mais orientada para a pista. Em cima da mesa também está a introdução da tração integral.