HONDA e DESCARTA OS RETROVISORES LATERAIS E TERÁ CÂMERAS DE SÉRIE

A Honda decidiu colocar um ponto final na utilização dos espelhos retrovisores externos, pelo menos com sua futura linha de modelos puramente elétricos que iniciará com o Honda e, que prescindirá dos retrovisores laterais, que serão substituídos por duas pequenas câmeras montadas sobre as portas.
De acordo com a informação fornecida pela marca japonesa, as câmeras laterais farão parte do equipamento de série do novo Honda e, uma novidade para veículos de seu segmento, mas também é certo que se trata de um carro que não será precisamente acessível.
Será necessário verificar se as câmeras serão mantidas como equipamento de série quando o elétrico da marca japonesa desembarcar em outros mercados como América Latina ou certas regiões da Ásia.
O fabricante assegura que este novo elemento oferecerá ao urbano da Honda maior segurança, ao mesmo tempo que melhorará a aerodinâmica do carro em cerca de 3.8%, ajudando a reduzir o consumo.
As câmeras laterais terão duas diferentes modalidades de funcionamento que poderão ser selecionadas pelo condutor. A primeira delas é a visão normal, similar à de um espelho retrovisor convencional, mas estará disponível também uma função de visão larga, que amplia o campo visual do pequeno elétrico japonês.
Em ambas as circunstâncias este inédito sistema tem certos benefícios em relação aos retrovisores convencionais, já que consegue reduzir os ângulos mortos. Na verdade, quando as câmeras funcionam no modo normal, o efeito ‘ângulo morto’ se reduz em 10%, enquanto que no modo largo essa cifra se reduz em até 50%.
A marca japonesa forneceu junto com o comunicado de imprensa algumas imagens das novas câmeras laterais, que permitem apreciar como será seu desenho definitivo. As câmeras irão montadas sobre pequenas hastes, em posição similar à de um retrovisor convencional, embora com dimensões bem menores.