HONDA E HITACHI IRÃO PRODUZIR MOTORES ELÉTRICOS
A Honda e a Hitachi assinaram um memorando de entendimento no qual se comprometem a desenvolver em conjunto novos motores elétricos. Para isso, está previsto que a partir de julho deste ano serão investidos cerca de 45 milhões de dólares no desenvolvimento, produção e comercialização de motores elétricos, sendo 51% por parte da Hitachi e 49% pela Honda.
A Honda continuará desenvolvendo os seus próprios motores, atualmente produzidos no Japão - assim como os desta joint venture. Atualmente a Hitachi fornece componentes para a Honda, mas também para a Renault, Nissan, Toyota, Volkswagen e Ford, entre outros. Assim que esse acordo estiver formalizado, no final de março, em um consórcio que ainda não tem um nome definido, ambas as partes concordaram em iniciar a produção e as vendas nos EUA e na China.
A Honda ainda não possui nenhum modelo puramente elétrico, sendo que o seu modelo de propulsão alternativa atualmente é o ‘fuel cell’ FCV Clarity, que não é vendido por aqui. Em 2018, a marca japonesa pretende apostar nos primeiros híbridos convencionais e em 2020 em híbridos plug-in e elétricos.