HONDA e:N2 CONCEPT: ADIANTANDO UMA NOVA FAMÍLIA DE CARROS ELÉTRICOS
Após um primeiro adiantamento oficial, a Honda apresentou um novo e importante modelo conceitual. Um veículo ao qual devemos prestar muita atenção, já que permite descobrir algumas das chaves da ofensiva elétrica na qual se encontra trabalhando o fabricante japonês. É o novo Honda e:N2 Concept, um veículo 100% elétrico que estreou na distante China.
A Honda decidiu dar vida às e:N Series, uma nova marca de carros elétricos a bateria concebida para conquistar o concorrido mercado chinês. A nova família e:N Series será composta por um total de dez veículos elétricos até 2027. O novo e:N2 Concept não só adianta várias das características destes novos modelos, como também se posiciona como a antessala de um deles.
De acordo com a própria empresa, o modelo conceitual foi criado por “uma equipe de jovens chineses que estão na vanguarda da eletrificação global e a tecnologia inteligente, estando familiarizados com as necessidades dos consumidores chineses”. Apresenta um design marcado pelas formas afiladas e angulosas. Os grupos ópticos dianteiros e traseiros desenham uma chamativa assinatura graças à tecnologia LED.
A Honda não entrou especialmente em detalhes técnicos, e embora não tenham sido reveladas as dimensões, não devemos descartar que estamos diante de um rival para modelos tão relevantes como o Toyota bZ3, o Tesla Model 3 e o BYD Seal. São sedans 100% elétricos destinados ao país asiático.
Deixando de lado o exterior, se tivéssemos a oportunidade de entrarmos no interior do novo e:N2 Concept nos veríamos rapidamente envolvidos por um ambiente minimalista e ao mesmo tempo moderno. Os controles tácteis e uma tela oculta, somado a um Head-Up Display, são aspectos destacados. Também cabe assinalar a forma do volante e o túnel central tipo flutuante.
Está equipado com o sistema operacional e:N e foi desenvolvido sobre a plataforma e:N Architecture F. É uma plataforma dedicada especificamente a veículos elétricos de bateria. O sistema de propulsão é composto de um motor instalado no eixo posterior, de modo que estamos diante de um veículo de tração traseira. Em relação à bateria de íons de lítio, embora se desconheça sua capacidade, está montada debaixo do piso do habitáculo.
Também dispõe do pacote Honda Sensing 360 ADAS composto de inúmeros sistemas de assistência à condução. Uma tecnologia que encontraremos em todos os modelos Honda até 2030.