HONDA ENCARA A CHINESA BYD COM SUA NOVA SUBMARCA DE ELÉTRICOS YE

A batalha dos carros elétricos na Ásia está mais acirrada do que nunca. A força dos modelos chineses tem preocupado a todos os fabricantes de automóveis, sobretudo os que competem nessa região do mundo. É por isso que a Honda lançará no Salão de Pequim 2024 sua nova submarca Honda Ye de veículos elétricos, que tem na alça de mira a BYD.
Esta nova linha de veículos se unirá à carteira de produtos e:N do fabricante japonês, que já está à venda na China - além de outros mercados globais. Na verdade, serão comercializados apenas no mercado chinês e chegarão aos clientes no final deste ano. Os protótipos que foram adiantados parecem muito bons.
Os dois primeiros modelos que chegarão ao mercado serão os Honda Ye P7 e Ye S7. Ambos foram desenvolvidos sobre uma plataforma de veículos elétricos de desenvolvimento recente. Serão oferecidos com uma configuração de um só motor e tração traseira, ou dois motores e tração nas quatro rodas. A empresa destaca que as versões RWD “oferecerão uma condução esportiva e nítida”.
Por outro lado, as versões AWD estarão focadas na “alta potência e condução com grande capacidade de resposta”. O certo é que estes dois modelos são realmente similares, distinguindo-se pela parte frontal e um toque mais esportivo do Ye S7. O terceiro modelo anunciado é o Honda Ye GT Concept, que apesar de tratar-se de um protótipo, verá a luz mais adiante, no final de 2025.
O GT exibe um perfil tipo coupé, com um nariz mais afilado, faróis elegantes e uma vista lateral larga e baixa. A Honda não revelou detalhes sobre o powertrain, apenas que estará focado “em oferecer a melhor experiência de condução”. Também será o primeiro automóvel da Honda que equipará uma tela para o passageiro. A empresa planeja introduzir seis novos veículos elétricos da série Ye no mercado chinês até 2027.