HONDA e:Ny1 PROTOTYPE: O SUV 100% ELÉTRICO QUE CHEGARÁ EM 2023

A Honda revelou grande parte dos seus planos de futuro há poucos dias. No evento onde revelou o novo Honda Civic e:HEV híbrido, a marca japonesa também anunciou algumas novidades, que incluem lançamentos de veículos nos próximos anos e um compromisso de neutralidade de carbono para 2050, em linha com os propósitos de muitas outras empresas do setor. E uma dessas novidades é o Honda e:Ny1 Prototype.
A marca assegurou que se comprometeu com a neutralidade de carbono para 2050 e que abandonará a venda de carros com motor a combustão interna em 2040. Para isso, é importante construir uma linha de carros elétricos que permita ir substituindo paulatinamente os equipados com motor térmico. E precisamente nessa linha, a Honda confirmou três novos modelos eletrificados na Europa que chegarão no próximo ano.
Entre os novos modelos, que também inclui o primeiro Civic híbrido da história (à venda no final de 2022), será incluído um SUV do segmento B completamente elétrico, um SUV híbrido para o segmento C e o novo Honda CR-V, que estará disponível pela primeira vez na Europa “tanto com um conjunto propulsor full Hybrid como com um conjunto propulsor híbrido plug-in”, segundo a empresa.
O SUV do segmento B completamente elétrico é precisamente do qual mais sabemos até agora. Este crossover surgiu em um primeiro adiantamento através do Honda e:Ny1 Prototype. Por enquanto, se trata de um concept car, mas adianta o estilo exterior do modelo de produção, previsto para que desembarque no mercado em 2023.
A parte frontal se caracteriza por faróis LED alongados que se unem a uma pequena grade. Não é de maior tamanho pelo fato de não necessitar refrigeração para o motor, já que é um veículo 100% elétrico. O para-choque exibe um pequeno splitter e o capô apresenta una forma bastante alongada. Há grandes arcos de roda, saias laterais, retrovisores montados sobre as portas e um teto relativamente plano.
A traseira, enquanto isso, exibe um spoiler que dá continuidade ao teto e se situa em cima de um vidro traseiro bastante inclinado, ao estilo dos SUV coupe que estão tão na moda no mercado. Um quadro óptico de LED de uma só peça recorre toda a largura do veículo, situando-se sobre as letras da Honda, em lugar do logotipo. Também há uma tampa do porta-malas bastante grande e um para-choque com revestimento plástico de tom preto, combinando com a frente. Um conjunto de rodas em desenho de raios múltiplos completa o conjunto.
“Já estamos muito avançados em nossos planos de continuar ampliando a oferta de veículos híbridos e de veículos elétricos de bateria para nossos clientes, e de aumentar nossa oferta nos segmentos SUV B e C, segmentos que estão vivendo um rápido crescimento. Os novos modelos que introduziremos em 2023 abrem caminho para a próxima geração de automóveis eletrificados da Honda, todos eles contando com a estimulante dinâmica de condução, o conforto e a excepcional funcionalidade que os nossos clientes já estão acostumados”, explicou Tom Gardner, VP sênior da Honda Motor Europe.
Por enquanto, não foram revelados detalhes sobre o seu sistema de propulsão e o interior. A nível mecânico, o novo SUV-B elétrico da Honda deverá oferecer um sistema de propulsão novo, com mais potência e autonomia elétrica que o Honda e. Esperamos conhecer mais dados e imagens na medida que avancem os meses.