HONDA ESTABELECE UM AMBICIOSO PLANO QUE INCLUI 30 CARROS ELÉTRICOS PARA 2030

A Honda, um dos gigantes da indústria automobilística japonesa, colocou em marcha todo o vapor com o objetivo de realizar um ambicioso processo de eletrificação. Na Europa já começou a transição da Honda para a era da mobilidade totalmente elétrica. A entrada em cena do novo Honda Civic marca o ápice do processo de eletrificação de sua oferta de produto no Velho Continente. Agora a empresa irá um passo além aumentando sua linha com novos modelos 100% elétricos e híbridos plug-in.
O plano estratégico que a Honda está seguindo vai muito mais além do território europeu. A ofensiva elétrica da marca também chega aos Estados Unidos, China o o próprio Japão. A Honda realizou um importante evento onde deu as chaves principais sobre este roteiro que aponta para o próximo ano de 2030 como uma das principais datas no futuro mais imediato.
Nos últimos anos, a Honda vem realizando uma série de ações visando a consolidação dos negócios existentes. Também estão assentando as bases para poder materializar as ofensivas de produto que já estão em andamento e, sobretudo, adaptar-se aos novos tempos que correm. São tempos marcados pela eletrificação, a conectividade e a automatização.
A Honda reduziu o número de variações no nível de equipamento e opcionais para os modelos globais a menos da metade do número de 2018, uma estratégia que será seguida até 2025. Esta redução do número de versões permitiu reduzir os custos de fabricação em 10% com relação a 2018.
Um dos principais desafios enfrentados pela indústria automotiva na nascente era do carro elétrico é nem mais nem menos que a aquisição global de baterias. A Honda tem dois enfoques básicos para garantir o fornecimento de um componente que é crucial.
Nesse momento e durante os próximos tempos a Honda garantirá o fornecimento de baterias de íons de lítio em cada região através do fortalecimento da associação externa. Na América do Norte a marca recorrerá à tecnologia Ultium da General Motors. No caso da China, se optará por fortalecer a colaboração com a CATL. E no Japão, se recorrerá às baterias da Envision AESC.
Por outra parte, e a partir de meados desta década, a Honda acelerará sua pesquisa e desenvolvimento de baterias de próxima geração. Para as baterias de estado sólido que atualmente estão em desenvolvimento, a Honda decidiu construir uma linha de produção, que deverá estar operativa no primeiro semestre de 2024. Os carros elétricos da Honda que chegarem a partir de 2025 utilizarão as baterias de nova geração.
A Honda realizará uma ofensiva de produto adaptada às características de cada região. Uma aposta na eletrificação que também afeta a Acura, a marca premium da Honda que está disponível na América do Norte. Estas são as chaves confirmadas pela própria empresa:
- América do Norte: Em 2024 serão apresentados dois novos elétricos da Honda de tamanho médio a grande que estão atualmente em desenvolvimento junto com a General Motors. Um destes modelos será vendido sob a marca Honda e outro como Acura. Ambos serão crossovers.
- China: A Honda apresentará um total de 10 novos carros elétricos até 2027.
- Japão: Também no ano de 2024 será revelado um novo elétrico de pequenas dimensões destinado a ser utilizado como veículo comercial. Após este lançamento, a Honda se concentrará no desenvolvimento de outros dois pequenos elétricos. Entre eles haverá um SUV.
Depois da segunda metade desta década a Honda prevê que o carro elétrico já terá alcançado um nível de popularidade suficiente para que possa apresentar modelos de nova geração. É por isso que a partir de 2026 começará a utilizar a plataforma Honda e: Architecture, uma arquitetura dedicada para veículos elétricos de bateria. Outro dos objetivos para 2027 é a introdução de carros elétricos acessíveis junto com a General Motors.
Todas estas iniciativas permitirão à Honda lançar 30 carros elétricos a nível mundial para 2030. Até lá, a empresa espera estar em condições de fabricar anualmente mais de 2 milhões de veículos elétricos. E falando de produção de modelos elétricos, a Honda planeja construir novas fábricas de veículos elétricos na China. Mais concretamente em Guangzhou e em Wuhan. Também está na agenda levantar outro centro de produção de carros elétricos na América do Norte, embora por enquanto não haja mais detalhes a respeito.
Em último lugar, mas nem por isso menos importante, a Honda confirmou a introdução de dois modelos esportivos, um especial e um carro-chefe. Ambos serão veículos eletrificados.