HONDA PREPARA UM NOVO SUV PARA BRIGAR COM NISSAN JUKE NA EUROPA

A Honda colocou em marcha todo o vapor para tocar um ambicioso processo de eletrificação. O fabricante japonês de automóveis está decidido a ser uma referência da transição para a mobilidade sustentável. Na Europa está apostando muito forte na tecnologia híbrida e 100% elétrica. No entanto, além de eletrificar sua carteira atual de produtos, a Honda decidiu elevar sua aposta nos crossovers.
A Honda lançará um novo SUV. Isso mesmo, a marca japonesa segue sucumbindo à imparável ‘febre SUV’ que assola os principais mercados automobilísticos do mundo. Após o desembarque do novo Honda HR-V nos concessionários, a Honda voltou sua atenção ao segmento B-SUV. Uma das categorias mais relevantes, já que concentra o grosso das vendas de carros novos.
A linha SUV da Honda na Europa é composta de dois modelos. Por um lado, temos o incombustível Honda CR-V que milita no segmento D e, por outro, encontra-se o mencionado HR-V, que está enquadrado no segmento C. Há margem para que o fabricante japonês aumente sua família de crossovers com novos e interessantes integrantes.
Do distante e exótico Japão chega uma importante informação. Um relato que destaca diretamente o lançamento de um novo SUV da Honda para rivalizar com o Nissan Kicks. Um crossover urbano que também estará em condições de atacar diretamente o Toyota Yaris Cross graças à tecnologia e:HEV da Honda. Lidará no concorrido segmento B-SUV.
Este novo modelo, do qual por enquanto se desconhece seu nome, será a alternativa SUV ao Fit na própria linha Honda. E mais, a informação que surgiu e à qual devemos dar muita importância, destaca que estará baseado no atual Honda Fit. Um modelo que na Europa é conhecido como Honda Jazz. E embora não esteja totalmente claro, deixa a porta aberta para que se situe como uma renovação do Honda WR-V comercializado no Brasil.
Embora o projeto já esteja em marcha, ainda há muitas incógnitas a respeito de quais mercados será dirigido esse novo SUV da Honda. Apesar de ser praticamente certo que será comercializado no Japão, se chegar à Europa deverá apostar na eletrificação. É aí onde entra em cena a mencionada tecnologia e:HEV que é utilizada pelos híbridos atuais da Honda.
Considerando que a nível técnico estará relacionado com o Jazz europeu, será possível a hibridação. Em tal caso contará com um sistema de propulsão híbrido (HEV) com um motor a gasolina i-VTEC de 4 cilindros com 1.5 litros de deslocamento. Graças ao sistema elétrico e mecânico, a potência superará a barreira dos 100 cv. E o que é igualmente importante, sua bateria de íons de lítio lhe proporcionará uma pequena autonomia elétrica.
Com relação à sua chegada ao mercado, o processo de projeto e desenvolvimento encontra-se em uma fase inicial. Tudo indica que desembarcará nos concessionários como um modelo de 2023.