HONDA SMALL HYBRID SPORTS: EM 2007 ESSE PROTÓTIPO ANTECIPOU COMO SERIA O HONDA CR-Z LANÇADO EM 2010

No Salão de Genebra de 2007, o fabricante japonês apresentou o Honda Small Hybrid Sports, que, além de uma carroceria de estilo coupé, foi anunciado com 4.000 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.270 mm de altura, com uma distância entre os eixos de 2.350 mm, suspensão esportiva e o sistema híbrido IMA.
Estamos falando de um protótipo bem diferente do Civic híbrido da época e que, de certa forma, parecia antecipar uma ideia que acabaria se tornando realidade alguns anos depois: colocar em produção um coupé híbrido, como o Honda CR-Z.
Para isso, o desenvolvimento deste pequeno híbrido esportivo foi realizado no centro de pesquisas europeu da Honda, localizado em Offenbach, na Alemanha.
Debaixo do capô, o veículo contava com o sistema híbrido da marca, conhecido como IMA, composto por um motor a gasolina de 4 cilindros e uma segunda unidade elétrica. Esses elementos eram complementados por uma transmissão automática continuamente variável, chamada CVT, e um sistema de tração dianteira.
O exercício estilístico apresentado no evento suíço foi verdadeiramente aerodinâmico, mas, ao mesmo tempo, apresentou superfícies curvas e algumas formas mais angulares.
Além da grade frontal diferenciada, dos faróis elegantes e das rodas de liga leve de 20 polegadas, uma das características mais marcantes do Honda Small Hybrid Sports era sua grande superfície envidraçada, com um para-brisa panorâmico que se estendia perfeitamente até a traseira do veículo.
Como anunciamos no início, o Honda Small Hybrid Sports nunca chegou a ser um modelo de produção, embora tenha servido para reforçar a tecnologia híbrida da marca e abrir caminho para o futuro Honda CR-Z, um coupé que chegaria às ruas em 2010.
Este modelo anunciava 124 cv de potência, o que não garantia um desempenho digno de sua imagem. Sem dúvida, uma verdadeira pena.