HONDA SPOCKET CONCEPT: UM PROTÓTIPO METADE ESPORTIVO E METADE PICK-UP

Em várias ocasiões, os fabricantes e seus departamentos de P+D pesquisam, combinam e desenvolvem novos conceitos de veículos que em muitas ocasiões chegam na forma de um concept car e muito poucas vezes transformam-se em modelos de produção. Um exemplo destes loucos projetos que ficaram em sua fase de protótipo é o Honda Spocket Concept de 1999.
Desenvolvido pela divisão americana da Honda em suas instalações de Torrance, na Califórnia, o Spocket Concept é um protótipo que combina um esportivo de dois lugares conversível e uma pick-up, tudo em um só carro. Basta pressionar um botão para que o veículo passe de um estilo de carroceria a outro, permitindo que duas pessoas curtam uma tranquila viagem a céu aberto ou transportem uma carga volumosa.
Para o seu desenvolvimento, a Honda precisou de oito meses de trabalho e se inspirou na pick-up de motor central T360 lançada em 1963, o primeiro modelo de produção em série da marca japonesa. Esta pick-up apresentava um motor de 4 cilindros DOHC com alto regime de giro alimentado por 4 carburadores. O bloco se localizava no centro da carroceria e o desenho do seu habitáculo lhe proporcionava um amplo espaço de carga e amplitude no interior.
No entanto, o Spocket Concept não era uma pick-up de uso como havia sido a T360 três décadas antes. Seu design era baseado no de um superesportivo, com formas angulosas, marcados arcos de roda, portas de tesoura como os modelos da Lamborghini e uma parte traseira alongada, tudo isso combinado com uma pintura vermelho e cinza metalizada. Além disso, contava com um habitáculo futurista com grandes vidros, bancos do tipo bucket com cintos de segurança de quatro pontos, um painel futurista com uma tela flutuante, um quadro de instrumentos dividido em três esferas individuais, um volante inspirado no mundo da aviação e um console central descendente repleto de controles giratórios e interruptores.
O Honda Spocket Concept de 1999 dava a possibilidade a seus ocupantes de mudarem de quatro lugares a dois, assim como de dobrar a cobertura superior para tornar-se um elegante conversível. E não é só isso, essa estranha criatura ainda contava com um sistema de propulsão híbrido composto por um motor a gasolina, que era conectado diretamente ao eixo dianteiro, e um par de propulsores elétricos, localizados cada um em uma roda traseira.
Todo este mix tecnológico nasceu em um momento em que os híbridos surgiam pela primeira vez graças ao Toyota Prius e o Honda Insight de primeira geração. Os três motores eram gerenciados através de uma transmissão semiautomática de 5 velocidades que podia ser controlada através de botões integrados no próprio volante. Por sua vez, os motores criavam um sistema de tração permanente nas quatro rodas.
A Honda jamais revelou o desempenho do Spocket Concept, se era equipado com uma bateria (nem de que tipo), ou se podia rodar em modo totalmente elétrico. Tampouco se conhecem os números em relação ao consumo médio e as emissões. O que sabemos é que era equipado com uma tecnologia avançada para sua época, como a navegação GPS, espelhos retrovisores externos substituídos por câmeras que projetavam sua imagem no para-brisa (Head-Up Display) e um estofamento completamente impermeável para proteger os bancos das intempéries meteorológicas.
Além disso, o protótipo foi concebido como um esportivo híbrido conversível para um público com um marcado estilo de vida ativo, entusiasta do esporte e da natureza. Por isso, a parte traseira de carga era ideal para transportar elementos como bicicletas, equipamento esportivo e esquis, entre outros. A Honda mostrou ao público este estranho concept car no Salão de Tokyo de 1999 e nos Salões de Detroit e Los Angeles de 2000.